segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Joia 2013: precoce, Marquinhos tenta honrar status de 'The Flash da Colina'

Marquinhos joia Vasco (Foto: Reprodução)Marquinhos virou titular há pouco tempo e encantou
todos na base do Vasco (Foto: Reprodução)

Em época de vacas magras, as categorias de base do Vasco devem ser observadas cada vez com mais carinho para cobrir certas lacunas deixadas pela debandada causada pela crise financeira. Um dos nomes cotados para serem promovidos logo após a Copa São Paulo de Futebol Júnior (que começa no dia 4) é Marquinhos, atacante de 18 anos que se destacou no segundo semestre, desde que Sorato assumiu o comando da equipe. Apelidado de "The Flash da Colina", a joia não teme a falta de maturidade ao revelar sua ansiedade por se firmar, já que, desde as primeiras categorias, era precoce nos campos de pelada e lembra que, pela baixa estatura (1,67m), costumava enfrentar garotos muito maiores.

Nascido em Campinho, na Zona Oeste da capital carioca, e criado em Bento Ribeiro, bairro em que Ronaldo Fenômeno marcou seus primeiros gols, o garoto se diverte contando que se dividia entre a chupeta, a mamadeira e a bola ainda com quatro anos. O início foi na escolinha de futsal do Madureira, com cinco, na categoria de seis e sete anos. A velocidade sempre foi sua principal característica, mas os gols a cada temporada (fez oito mais de uma vez em uma partida) é que chamaram a atenção de um olheiro do futsal do Vasco, que o levou aos 13 anos. Daí em diante, novos recordes até ir para o campo. Marquinhos garante que o amor pelo clube supera as dificuldades e pede passagem para as promessas em 2013.

- Eu me sinto bem no Vasco, que sempre apostou em mim e me deu valor. Se espero três meses para rceber, por que não esperar quatro ou cinco? O que investiram é muito maior. Estou por amor ao clube, não por dinheiro. Nós ficamos um pouco preocupados com a família, mas não atrapalha em nada no campo. Defendo a camisa do Vasco com o maior orgulho e fico ainda mais motivado porque os caras estão dando oportunidade. Não podemos reclamar disso. Vai depender da gente se firmar e provar o valor para a torcida - disse.

Estou por amor ao clube, não por dinheiro. Nós ficamos um pouco preocupados com a família, mas não atrapalha em nada no campo. Defendo a camisa do Vasco com o maior orgulho e fico ainda mais motivado porque os caras estão dando oportunidade. Não podemos reclamar disso. Vai depender da gente se firmar e provar o valor para a torcida"

Marquinhos, sobre a crise financeira do clube

Articulado, o atacante não gosta de enumerar ídolos na atualidade. Diz que prefere o futebol "à moda antiga", com esquemas ofensivos e correria. Assim, Pelé, Zico, por meio de vídeos, e os mais recentes Zidane e Romário são os que mais encheram seus olhos.

- No Vasco, observava muito o Juninho e tenho uma afinidade legal com o Tenorio, que dá conselhos para mais os jovens. Gostava de ver o Romário, ficava olhando as imagens do Zico, Pelé... do Zidane também. Gostava mesmo do futebol à moda antiga (risos). Era muito bem jogado, correria, e o meu negócio é correr, né? Então estou fazendo a minha parte.

Parceiro de bagunça na concentração, o meia Guilherme Costa, que será puxado para os profissionais já na pré-temporada, tentou inventar apelidos que os companheiros evitam tornar públicos. Principalmente para não ofuscar o "The Flash da Colina", que pegou e Marquinhos repete com orgulho, abrindo um sorriso quando escuta o grito da arquibancada. Na verdade, a ascensão do meio do ano para cá foi mesmo meteórica. Ele era reserva de Yago, mas tomou a vaga e se transformou em peça-chave ao longo das últimas competições.

Mais do que qualquer treinador, Marquinhos dá valor aos ensinamentos de sua mãe, Rita, que o acompanha e apoia desde os primeiros chutes. Além dela, a namorada, Rafaela, e a "sogra", Glória, formam o trio feminino que dá suporte à trajetória que começa a dar frutos.

- Acho que sempre foi um sonho mais da minha mãe do que meu (risos). Ela foi em todas as viagens, todos os campeonatos. É uma torcedora fanática - brincou.

Marquinhos infância arquivo (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)Marquinhos posa para foto quando já era federado
pelo Madureira (Foto: Divulgação / Arquivo Pessoal)

É consenso entre os juniores do Vasco que o trabalho desenvolvido pela comissão técnica de Galdino não estava rendendo. Agora, com Sorato e o auxílio fornecido pela estrutura do novo CT de Itaguaí (RJ), tudo mudou. O apreço do atacante pelo chefe é tão grande que ele tem um uma foto antiga do autor do título brasileiro do Vasco, em 1989, na gaveta do quarto.

- O Madureira foi jogar contra o Cabofriense, e o Sorato estava em campo. Tirei foto com ele e guardei. Quando falei, ele ficou surpreso. É um cara superbacana e trabalhador demais. Acho que faltou isso da outra comissão: trabalho. Houve uma revolução agora, está tudo em ordem, nos sentimos mais confiantes e no caminho certo - afirmou.

Para finalizar, mais uma declaração de amor à Cruz de Malta ao ser questionado se sonhava com Europa e riqueza.

- A minha primeira meta é chegar no profissional, depois me firmar, estar junto com a torcida e ser reconhecido. Isso não tem preço. Quero virar ídolo do Vasco e espero ficar sempre aqui. Não penso em Europa, sinceramente. A cada dia de dificuldade que passamos era uma forma de nos aproximarmos mais. Treinávamos em campo ruim, mas quando tinha um melhorzinho, ficávamos felizes. Esses problemas e essa má fase vão passar. O Vasco é um gigante, não vai ficar em crise. É capaz de reverter essa situação e vai reverter.



Conversas por Nei permanecem e otimismo vascaíno continua

LANCEPRESS! - 31/12/2012 - 08:48 Rio de Janeiro (RJ)

Nei - Internacional (Foto: Alexandre Lops/Inter)
Nei pode pintar na Colina em 2013 (Foto: Alexandre Lops/Inter)

Durante o fim de semana, René Simões continuou tendo contatos com o staff de Nei e voltou a afirmar que a negociação para ter o lateral-direito na próxima temporada está caminhando bem.

Na última sexta-feira, o diretor executivo vascaíno reuniu-se com o agente do jogador, Joseph Lee, e demonstrou otimismo quanto ao acerto. Recentemente, ele chegou a afirmar que o lateral gostaria de atuar no time de São Januário.

Nei chegaria para uma posição carente desde o meio do ano passado, quando Fagner se despediu do clube rumo ao futebol alemão. Após o Brasileiro, o clube também perdeu Auremir, que voltou ao Náutico após o Vasco não cumprir os compromissos financeiros com o Timbu.

O Cruz-Maltino está próximo de anunciar oficialmente a contratação de Elsinho, que estava no Figueirense. Atualmente, o técnico Gaúcho conta com Jonas e Max para a lateral direita.



O ano do Vasco em dez fotos

31/12/2012 11h56 - Atualizado em 31/12/2012 11h56

Temporada problemática termina sem títulos e saida do ídolo Juninho

Caiu no conto do vigário: sem referências, Franck Assunção vira diretor, mas some logo depois

Gustavo Rotstein / GLOBOESPORTE.COM

  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso



Vasco prevê receitas para depois do dia 15 e planeja comitiva a Brasília

Roberto Dinamite na coletiva do Vasco (Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)Roberto Dinamite na coletiva do Vasco
(Foto: Gustavo Rotstein / Globoesporte.com)

Em processo de reformulação, o Vasco já apresentou dois reforços para 2013, na última sexta-feira, tem outros dois confirmados e pretende anunciar mais cinco em breve. Tudo isso, porém, a custo baixíssimo. Mas o primeiro mês de salário desses jogadores deve entrar na fila de dívidas do clube, que só faz crescer após o bloqueio das receitas impetrado pela Justiça Tributária. Isso porque a previsão é de que o dinheiro só volte a entrar nos cofres a partir do dia 15 de janeiro, após o recesso do tribunal e com a possibilidade de mais uma rodada de empréstimos do grupo de investimentos.

Caso ocorra mais uma negativa, agora da Fazenda Nacional, uma comitiva seguirá para Brasília em busca de novas apelações. Além disso, o presidente Roberto Dinamite e o vice de finanças, Nelson de Almeida, vão se encontrar com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, para discutir as alternativas de manter a Eletrobras como parceira, mesmo que saia do espaço principal da camisa, que deve ser ocupado pela montadora japonesa Nissan.

Há, porém, um otimismo a respeito do julgamento nos próximos dias, já que será possível reunir mais argumentos para comprovar que os funcionários estão prejudicados com a situação. Apenas setembro foi pago recentemente, segundo a diretoria, integralmente, evitando que muitos passessem o Natal de bolsos vazios. O cenário se tornou tão sombrio de novembro para dezembro que cerca de 30% passou a ir trabalhar duas vezes por semanas.


 



domingo, 30 de dezembro de 2012

Torcida do Vasco pede permanência de Felipe

Felipe - Vasco x Flamengo

Marcelo Sadio/vasco.com.br

A torcida do Vasco se manifestou neste domingo pedindo a permanência do meia Felipe no elenco do clube. A ASTOVAS (Associação de Torcedores do Vasco) enviou uma carta a René Simões, diretor executivo do clube, para que o jogador permaneça. O jogador acabou afastado do elenco por indisciplina com o aval de René e Roberto Dinamite.

Confira a carta na íntegra

Caro senhor René Simões, Diretor executivo de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama,

Antes de mais nada saudamos sua chegada ao nosso amado clube e a iniciativa de convidar lideranças da arquibancada Vascaína para dialogar sobre a situação do futebol do CRVG e seu planejamento para 2013.

Apoiamos o que nos foi demonstrado e estaremos torcendo de perto para que tudo dê certo.
É calcado nessa conversa franca, produtiva e construtiva que estamos aqui agora para rogar que o confronto com o nosso ‘Maestro’ Felipe chegue a um termo onde ganhem todos.
Sabemos que o próximo ano se avizinha complicado.

Que nosso clube está sofrendo de muitos males, inclusive de arbitrária penhora de todas as suas receitas.

Que no segundo semestre desse ano o ambiente no Vasco deteriorou por uma série de fatores, levando o futebol profissional a uma campanha que frustrou os 20 milhões de torcedores que temos no mundo.

Conhecemos o Felipe, criado no nosso monumento. Sabemos de suas imensas qualidades, assim como de seus defeitos...

É por tudo isso que agora, pedimos que ele seja mantido no nosso elenco, desde que se adeque a nova realidade, pois entendemos que sua ajuda, dentro de fora do campo, é fundamental para o nosso sucesso!

Solicitamos que você, juntamente com o presidente e o nosso querido Ricardo Gomes, se reúnam com o nosso último ídolo remanescente em São Januário e acertem sua permanência até o fim da sua vitoriosa carreira nos gramados. Essa é a vontade de toda a nossa imensa torcida bem feliz.



Central do Mercado: Nenê perto do Fla, e Carlos Eduardo alvo do Santos

Nadal e Nene, PSG e Reims (Foto: Agência AFP)Nenê e o tenista Rafael Nadal com Ibra, que lhe
tirou espaço no PSG, ao fundo (Foto: Agência AFP)

O fim de ano começa a ficar agitado no Flamengo. Depois de confirmar as permanências de Renato e Vagner Love, o Rubro-Negro está perto de contratar o atacante Nenê, que está de saída do Paris Saint-German, da França, agitando o domingo de mercado arrastado, já em virtude da proximidade da pausa para o Réveillon. O jogador é pretendido por Santos e Botafogo.

Além da novidade, a nova diretoria ouviu do goleiro Julio Cesar a vontade de retornar à Gávea para encerrar a carreira. O camisa 1 mudou de ideia, mas, aos 33 anos, tem contrato de quatro temporadas com o Queens Park Rangers, recém-promovido na Inglaterra.

Já o meia-atacante Carlos Eduardo, na mira de Grêmio, Inter e Fluminense, agora também teve o interesse do Santos revelado. O Peixe vem encontrando dificuldades para concretizar as negociações e só tem um nome acertado por enquanto: o zagueiro Neto, ex-Guarani.

No Vasco, Dátolo ainda é alvo. O argentino do Inter voltará de férias no dia 3 para se reapresentar e receberá um contato da diretoria carioca, que precisa driblar a crise financeira para convencer o Colorado a liberá-lo. Falando no time de Dunga, o lateral Kleber praticamente selou um acordo para sua renovação. Voltando a São Januário, Eder Luis, que esteve para ser envolvido numa troca pelo meia, está nos planos e foi confirmado na pré-temporada. Há uma dívida de cerca de R$ 6 milhões com o Benfica para ser contornada nos próximos meses.

Duas estrelas brasileiras se encontraram em Santa Catarina e empolgaram os atleticanos. Diego Tardelli escreveu "será?" na legenda de uma foto com Robinho, em seu Twitter, deixando no ar a possibilidade de estarem juntos no Galo em 2013. Se tem craque chegando, Lucas, ex-São Paulo, se despediu do país. Ele viajou para para Paris, onde defenderá o PSG.
 



Vascaínos enviam apelo por Felipe, e René avisa que ainda não recebeu

A palavra final sobre Felipe foi dada, e o meia ficará afastado das atividades com o elenco do Vasco no início de 2013, após criticar o trabalho realizado no clube recentemente. Mas a força do ídolo cruz-maltino pode mexer com este planejamento. A Associação de Torcidas do CRVG (Astovas) enviou uma carta ao até então irredutível René Simões, envolvido no episósio, pedindo que a decisão seja repensada. Segundo o diretor executivo, a opinião será levada em consideração e tratada com carinho, mas ainda não recebeu o texto prometido.

- Sei que eles mandaram, mas não pude ver ainda - disse René, evitando alongar o assunto.

Felipe no treino do Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Felipe em ação em um dos de seus últimos treinos pelo Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

No apelo, o grupo saúda a chegada do novo profissional e estende os elogios ao diretor técnico Ricardo Gomes e até ao presidente Roberto Dinamite, alvo de protestos ao longo do segundo semestre da temporada. Em seguida, ressalta as dificuldades que serão encaradas em razão da crise financeira e mostra que o Maestro pode ser importante neste cenário.

Em enquete publicada pelo GLOBOESPORTE.COM, no dia 22 de dezembro, 82% dos votantes reprovou a atitude da diretoria e não quis condenar Felipe. Na ocasião, René avisou que os manifestos não influenciavam em nada a situação e pediu respeito ao trabalho.

O processo para fazer as pazes não aconteceu, mesmo com o camisa 6 com mais 12 meses de contrato. O presidente Roberto Dinamite logo afinou seu discurso com o do profissional que contratou para evitar mais "linha cruzada", que pautou os dois primeiros dias da polêmica. O agente Reinaldo Pitta já avisou, contudo, que se o jogador tiver o vínculo rescindido, cobrará R$ 4,5 milhões que ele ainda tem a receber em salários e mais os atrasados.

Confira o conteúdo da carta:

Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2012,

Caro senhor Renê Simões, Diretor executivo de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama,

Antes de mais nada saudamos sua chegada ao nosso amado clube e a iniciativa de convidar lideranças da arquibancada Vascaína para dialogar sobre a situação do futebol do CRVG e seu planejamento para 2013.

Apoiamos o que nos foi demonstrado e estaremos torcendo de perto para que tudo dê certo.

É calcado nessa conversa franca, produtiva e construtiva que estamos aqui agora para rogar que o confronto com o nosso ‘Maestro’ Felipe chegue a um termo onde ganhem todos.
Sabemos que o próximo ano se avizinha complicado.

Que nosso clube está sofrendo de muitos males, inclusive de arbitrária penhora de todas as suas receitas.

Que no segundo semestre desse ano o ambiente no Vasco deteriorou por uma série de fatores, levando o futebol profissional a uma campanha que frustrou os 20 milhões de torcedores que temos no mundo.

Conhecemos o Felipe, criado no nosso monumento. Sabemos de suas imensas qualidades, assim como de seus defeitos...

É por tudo isso que agora, pedimos que ele seja mantido no nosso elenco, desde que se adeque a nova realidade, pois entendemos que sua ajuda, dentro de fora do campo, é fundamental para o nosso sucesso!

Solicitamos que você, juntamente com o presidente e o nosso querido Ricardo Gomes, se reúnam com o nosso último ídolo remanescente em São Januário e acertem sua permanência até o fim da sua vitoriosa carreira nos gramados. Essa é a vontade de toda a nossa imensa torcida bem feliz.

Cordialmente,

ASTOVAS (Associação de Torcidas do CRVG)

Torcida Rasta Vasco - Beto (Conselheiro Fiscal ASTOVAS)

Torcida Ira Jovem Vasco- Pierre - (Vice-presidente ASTOVAS)

Torcida Superjovem Vasco – Claiton (Conselheiro Fiscal da ASTOVAS)

Torcida União Vascaína – Jorge Mansur (Diretor de Comunicação da ASTOVAS ) e Bruno Vecchio (Conselho de Notáveis da ASTOVAS)

Torcida Vila Vasqueire – Claudio Freitas (Diretor Geral da ASTOVAS)

Torcida Vasboêmios - Allan (Conselho Fiscal ASTOVAS)

Torcida Pequenos Vascaínos- Luiz Rocha (Diretor Administrativo ASTOVAS)

Movimento Guerreiros do Almirante (GDA) – Davidson de Mattos (Diretor Relações ASTOVAS)

Força Jovem Do Vasco (FJV) – Claudio do Carmo – (Presidente da ASTOVAS)



René Simões admite 'repatriar' Morais, mas diz que não é prioridade da lista

Morais está na mira do Boavista (Foto: Divulgação)Morais está na mira do Boavista, mas ainda não
acertou seu novo clube em 2013 (Foto: Divulgação)

Na mira do Boavista após ficar cinco meses afastado do futebol, Morais tem sido cogitado no Vasco. O diretor executivo René Simões admitiu que o meia está em uma lista para a posição, que perdeu Juninho (não renovou e foi para o futebol dos Estados Unidos) e Felipe (afastado por críticas ao clube), mas que está longe de ser prioridade.

- A gente não diz que sim ou que não porque queremos determinado jogador e às vezes não se consegue trazer, passando assim a ser obrigado a trazer outro. Fica numa escala. Tem jogador que é o número um, outro que é número dois, outro que é número três... Colocamos o nome e ali e vemos se é possível. Esse mercado é uma loucura, pois num dia o jogador está fechando com você e no outro dia está acertando com um rival. O nome do Morais está ali. Nós estamos, devagarzinho, vendo todas as situações - disse René, em entrevista à Rádio Bandeirantes.

Aos 28 anos, Morais foi revelado pelo Vasco e logo se tornou uma esperança em São Januário. Mas seus altos e baixos acabaram com o encanto, e o jogador chegou a entrar na Justiça para se desvincular do clube. Depois, passou por Atlético-PR, até retornou ao Cruz-maltino em 2006, e foi para o Corinthians, pelo qual foi comprado, porém também não emplacou e foi emprestado ao Bahia em 2010 e 2012. Recentemente, alegou um problema familiar e deixou o Tricolor.

O setor de criação terá, pelo menos no princípio da pré-temporada, Carlos Alberto, Bernardo, Dakson e diversos garotos: Marlone, Jhon Cley, Maicon Assis e Guilherme Costa. A contratação de Pedro Ken, do Cruzeiro, está perto de ser fechada. Dátolo, do Inter, segue como alvo.



Sem negócio, Vasco mantém Eder Luis e tentará acordo com Benfica

Eder luis vasco coletiva (Foto: André Casado / Globoesporte.com)Eder Luis deve entrar em seu terceiro ano pelo
Vasco (Foto: André Casado / Globoesporte.com)

Eder Luis está confirmado na pré-temporada do Vasco, em Pinheiral, sul do estado do Rio. O atacante interessava a três clubes brasileiros, mas as negociações não evoluíram até aqui e, mesmo insatisfeito com a crise financeira que assola a Colina, ele vestirá a camisa 7 pelo menos nas primeiras semanas de 2013. O entrave para o diálogo com Inter, Grêmio e Palmeiras é a dívida que o Cruz-maltino tem com o Benfica (POR), que gira em torno de R$ 6 milhões.

- Contamos com o Eder, é claro. Nunca o oferecemos em troca por ninguém. Houve procura, mas jamais uma proposta - informou o diretor René Simões, negando a iniciativa de ter Dátolo, do Colorado, por esse meio.

Embora o orçamento não indique a previsão de pagamento aos lusitanos, o Vasco tentará um acordo para parcelar o valor enquanto não encontra outra solução. O Benfica já avisou que não quer o atacante de volta. O departamento financeiro, porém, se preocupou em incluir a saída de dinheiro para quitar o volante Fellipe Bastos e até o goleiro Diogo Silva, ao Nova Iguaçu. No mesmo documento, R$ 19 milhões de receita de venda, provavelmente de Dedé, entrariam nos cofres em janeiro.

Eder foi um dos contemplados com parte dos salários atrasados e descartou acionar a Justiça, caminho de Fernando Prass e Nilton, que foram para Palmeiras e Cruzeiro, respectivamente. Auremir, Juninho (fim de contrato) e Alecsandro foram outros jogadores que estavam nos planos, mas não quiseram apostar na recuperação econômica e saíram. Felipe foi afastado após criticar a diretoria e outros menos badalados não tiveram seus vínculos renovados.

Contratado para o segundo semestre de 2010, o atacante, de 27 anos, se destacou no Brasileirão, com belos gols e assistências. Manteve o nível em 2011, marcando o gol do título da Copa do Brasil, contra o Coritiba, no Couto Pereira. Mas uma fratura no pé esquerdo, no fim da temporada, atrapalhou sua preparação para este ano, que foi recheado de pequenas lesões e pouca confiança para desenvolver seu futebol. Quando Tenorio pôde jogar, foi reserva dele. Agora, disputará com o equatoriano e, provavelmente, com Zé Love e Leonardo.



Mira errada: título do Flu desbanca previsões dos jogadores brasileiros

Fred carrega a taça do título do Campeonato Brasileiro do Fluminense (Foto: AFP)Fluminense supera expectativas dos atletas e vence
o Brasileirão (Foto: AFP)

Antes de começar o Campeonato Brasileiro, quase 400 jogadores das séries A e B aceitaram convite do GLOBOESPORTE.COM e da Revista Monet para participar de uma ampla pesquisa sobre as características e opiniões do atleta brasileiro. Os boleiros palpitaram sobre seus favoritos para campeão nacional, rebaixados, craque, artilheiro, melhor goleiro e outros quesitos da competição. O título do Fluminense trouxe a reboque premiações individuais a seus atletas e desbancou a previsão dos jogadores. A maioria errou seus palpites, tendo como base a tabela final do campeonato e os vencedores do Prêmio Craque do Brasileirão.

Campeão: Fluminense em vez do Corinthians

O Tricolor carioca esteve longe de ser o favorito dos jogadores. Foi apenas o quinto mais votado quando os atletas responderam em quem eles apostavam para campeão brasileiro. Recebeu 98 votos. O mais citado foi o Corinthians.

grafico monet favoritos (Foto: arte esporte)Fluminense foi o quinto mais votado como favorito, mas levou o título (Foto: arte esporte)

O Timão foi lembrado por 209 jogadores. Ficou longe do título, em sexto, mas comprovou em outras competições que a aposta dos jogadores não foi por acaso. Ganhou a Libertadores e o Mundial.

Santos, São Paulo e Inter também receberam mais votos do que o Fluminense. Mas não justificaram isso em campo. O Peixe ficou em oitavo, o clube do Morumbi terminou em quarto e o Colorado teve um decepcionante décimo lugar.

Atlético-MG e Grêmio, os clubes que mais brigaram com o Flu pelo título, foram pouco lembrados pelos atletas antes do início do Brasileirão. O Galo levou apenas oito votos, em 14º, atrás de clubes como Portuguesa e Figueirense. O Tricolor gaúcho foi o oitavo mais citado.

Rebaixados: Palmeiras 'rouba' lugar do Náutico

O time mais citado pelos jogadores como provável rebaixado conseguiu permanecer na Série A. O Náutico foi apontado por 105 atletas como candidato a ir para a Série B, mas terminou o Brasileirão na 12ª colocação. Teve seu lugar "roubado" pelo Palmeiras, o 11º mais citado para a queda.

grafico monet rebaixamento (Foto: arte esporte)Náutico, principal aposta para a queda, se manteve na Série A (Foto: arte esporte)

Outros dois rebaixados, Atlético-GO e Sport estiveram entre os cinco mais votados como prováveis rebaixados. A exemplo do Náutico, a Ponte Preta lidou com descrença, mas se safou. Terceira mais votada como candidata ao descenso, a Macaca fechou o campeonato no 14º lugar.

O contrário aconteceu com o Figueirense. O clube catarinense parecia render mais confiança nos atletas. Foi o sétimo mais apontado como possível rebaixado. Mas caiu. E como lanterna.

Craque e artilheiro: Fred desbanca concorrentes

O título do Fluminense passou por Fred. O desempenho do camisa 9 tricolor ajudou a desbancar a aposta dos jogadores em dois quesitos: craque e artilheiro da competição. O goleador das Laranjeiras foi indicação de raros para melhor jogador do Brasileirão e perdeu para Luis Fabiano no apontamento para dono de mais gols na disputa.

grafico_LuisFabiano (Foto: Infoesporte)Fred foi um pouco menos votado do que Luis Adriano, mas fez mais gols (Foto: Infoesporte)

O mais votado para craque foi Neymar. Disparado. Ele recebeu 202 votos, dez vezes mais do que o segundo mais lembrado, o ex-são-paulino Lucas. Fred recebeu apenas três indicações. Foi o nono mais citado, atrás ainda de Ronaldinho Gaúcho, Montillo, Deco, Leandro Damião, Paulo Henrique Ganso e Marcelinho Paraíba.

Nas opiniões sobre o goleador do campeonato, Fred foi bem mais lembrado do que no quesito anterior. Só ficou atrás de Luis Fabiano, do São Paulo - 47 contra 45 votos. E as apostas foram quase certeiras. De fato, eles foram os jogadores que mais balançaram as redes, mas com Fred à frente do Fabuloso - 20 contra 17 gols. Leandro Damião, Borges e Neymar também foram bem votados entre os atletas, mas apenas o santista, com 14 gols, atendeu as expectativas.

Melhor goleiro: Cavalieri supera Jefferson

A maioria também não acertou sua aposta em melhor goleiro do Campeonato Brasileiro. Diego Cavalieri cresceu ao longo da competição e foi um dos alicerces do título do Fluminense. Assim, superou Jefferson, que havia sido o mais votado pelos atletas na pesquisa do GLOBOESPORTE.COM e da Revista Monet.

grafico_jefferson (Foto: infoesporte)Cavalieri não ficou entre os cinco mais votados a melhor goleiro antes do campeonato (Foto: infoesporte)

O camisa 1 do Botafogo recebeu 40 apostas. Diego Cavalieri foi o sétimo mais lembrado, com 15 votos - atrás ainda de Julio César (Corinthians), Fábio (Cruzeiro), Felipe (Flamengo), Rafael (Santos) e Magrão (Sport).

Mas o arqueiro tricolor superou os rivais e venceu em sua posição no Prêmio Craque do Brasileirão. Chegou a ser cotado para melhor jogador de toda a competição - para Fred, o vencedor, era Cavalieri quem merecia a distinção.



Carta aberta da torcida a René pede permanência de Felipe no Vasco

As declarações de que o meia Felipe está descartado do Vasco não caíram bem com a torcida da equipe. A Astovas (Associação de Torcidas do Vasco) divulgou uma carta abertura ao diretor executivo de futebol René Simões pedindo a permanência do veterano.

"Sabemos que o próximo ano se avizinha complicado. Conhecemos o Felipe, criado no nosso monumento. Sabemos de suas imensas qualidades, assim como de seus defeitos, e por isso, pedimos que ele seja mantido no nosso elenco", consta no texto.

Insatisfeito com os atrasos salariais que afetam boa parte do elenco cruz-maltino, o meio-campista de 35 anos se envolveu em diversas polêmicas durante 2012, o que levou René Simões a anunciar a saída do ídolo por quebra de hierarquia.

Além de ser flagrado jogando futevôlei quando seria poupado de um jogo da equipe por conta de uma lesão e de criticar os treinadores Cristóvão Borges e Marcelo Oliveira, Felipe disparou contra a diretoria na imprensa por conta dos atrasos salariais.

O presidente Roberto Dinamite chegou a negar que a medida tivesse sido tomada, mas, dias depois, confirmou que o ídolo estava "descartado", apesar de mostrar esperanças em uma melhor resolução.

Felipe tem contrato até o final de 2013. Caso deixe de atuar pelo Vasco, se juntará ao goleiro Fernando Prass, que foi para o Palmeiras, e ao meia Juninho Pernambucano, negociado com o futebol norte-americano, como importantes vascaínos nos últimos anos que não irão atuar na próxima temporada.

Confira a carta na integra

Caro senhor Renê Simões, Diretor executivo de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama,

Antes de mais nada saudamos sua chegada ao nosso amado clube e a iniciativa de convidar lideranças da arquibancada Vascaína para dialogar sobre a situação do futebol do CRVG e seu planejamento para 2013.

Apoiamos o que nos foi demonstrado e estaremos torcendo de perto para que tudo dê certo.

É calcado nessa conversa franca, produtiva e construtiva que estamos aqui agora para rogar que o confronto com o nosso ‘Maestro’ Felipe chegue a um termo onde ganhem todos.

Sabemos que o próximo ano se avizinha complicado. Que nosso clube está sofrendo de muitos males, inclusive de arbitrária penhora de todas as suas receitas.

Que no segundo semestre desse ano o ambiente no Vasco deteriorou por uma série de fatores, levando o futebol profissional a uma campanha que frustrou os 20 milhões de torcedores que temos no mundo.

Conhecemos o Felipe, criado no nosso monumento. Sabemos de suas imensas qualidades, assim como de seus defeitos...

É por tudo isso que agora, pedimos que ele seja mantido no nosso elenco, desde que se adeque a nova realidade, pois entendemos que sua ajuda, dentro de fora do campo, é fundamental para o nosso sucesso!

Solicitamos que você, juntamente com o presidente e o nosso querido Ricardo Gomes, se reúnam com o nosso último ídolo remanescente em São Januário e acertem sua permanência até o fim da sua vitoriosa carreira nos gramados. Essa é a vontade de toda a nossa imensa torcida bem feliz.



Site espanhol brinca com Vasco, River Plate e Seleção do Peru

LANCEPRESS! - 30/12/2012 - 19:30 Rio de Janeiro (RJ)

Camisa Vasco - Novo patrocinador (Foto: Reprodução/Internet)
Site 'cria' um 'Torneio das Faixas' (Foto: Reprodução/Internet)

O "dia da mentira" na Espanha é comemorado no dia 28 de dezembro. Nesta data é comum jornais espanhóis publicarem notícias falsas, com o intuito de brincar com o leitor, que já conhece a situação repetida todos os anos.

Neste ano, o Vasco foi citado. O site Elgoldemadriz.com publicou que o Rayo Vallecano organizaria o "I Torneio de las Franjas" ("I Torneio das Faixas"), reunindo equipes que têm faixas em suas camisas. Os participantes seriam o próprio Rayo Vallecano, o argentino River Plate, a Seleção do Peru e o Vasco. O torneio seria realizado na Espanha em 2013, na Argentina em 2014 e, depois, no Peru e no Brasil.

A brincadeira ainda foi além, cutucando a eterna rivalidade entre os moradores de Madri e os habitantes da Catalunha. O site informa que o time catalão Hospitalet, um dos times convidados para a competição, não teria aceitado o convite por motivos econômicos e também porque a faixa em sua camisa partiria do ombro direito, e não do esquerdo, ao contrário das faixas nos uniformes dos demais participantes.



Proposta orçamentária do Vasco para 2013 é confusa

Alexandre Araújo e Bruno Braga - 30/12/2012 - 06:03 Rio de Janeiro (RJ)

Coletiva do Roberto Dinamite - Vasco (Foto: Cléber Mendes)
Vasco convive com problemas financeiros (Foto: Cléber Mendes)

A grave crise financeira pela qual passa o Vasco exigia um cuidado minucioso da diretoria para elaborar a proposta de orçamento para 2013, aprovado na quinta-feira. Era o primeiro passo para a reestruturação econômica. A negativa de parecer do Conselho Fiscal e a falta de cuidado da comissão, porém, mostram o contrário. E os motivos que levaram o conselho a “lavar as mãos” para o exercício de 2013 são graves e apontam um caminho nebuloso para o clube.

O LANCE! teve acesso ao documento encaminhado aos 300 conselheiros do Conselho Deliberativo, assinado pelo presidente do CF, Hélio Donin. Nele, Donin explica que o atraso na entrega da proposta – descumprindo o prazo estatutário – para análise impediu que houvesse tempo hábil para o parecer. Outro aspecto prejudicial foi a não entrega dos balancetes contábeis de 2012, fundamentais para ter parâmetro e definir o planejamento adequado.

– O Conselho Fiscal não entrou no mérito pela irresponsabilidade da diretoria. Isso mostrou a desorganização, a falta de preparo. O orçamento é temerário e tem fatores que poderão prejudicar a receita – disse Roberto Monteiro, presidente em exercício do Conselho Deliberativo.

A proposta deficiente indica um déficit de R$ 41,654 milhões e uma possível compensação de R$ 41 milhões, lançados no documento para fechar o ano, insuficientes para chegar a um déficit zero. Além disso, somente R$ 288 serão destinados à assistência médica para as categorias de base, valor considerado pífio pelos opositores. Por fim, está prevista a não antecipação de receitas e empréstimos, inviável, pois o Vasco precisa pagar as despesas correntes, acertar dívidas antigas e pagar penhoras.

O déficit é de R$ 41.504.000 e a previsão de entrada é de R$ 41 milhões

Previsão de entrada de R$ 19.507.500 em janeiro e de R$ 4.499.550 em julho na venda de direitos

Clube não quer adiantar receita ou pegar empréstimos

Gastos previstos com medicamentos na base é zero

 Médicos ‘zero’ na base

Apesar de todos os problemas enfrentados este ano nas categorias inferiores, o orçamento não prevê gastos com médicos na base. O caso gerou protestos entre membros da oposição, como o do ex-vice-presidente médico do clube, Pedro Valente, integrante da “Chapa Azul”, e do médico Jorge Veríssimo, integrante da “Cruzada Vascaína”. Ambos foram à tribuna condenar tal fato e lembrar a importância de se destinar uma quantia para este cuidado.

Vale ressaltar que em fevereiro deste ano, o menino Wendel Venâncio da Silva, de apenas 14 anos, morreu após um mal súbito durante um treinamento no centro de treinamento de Itaguaí.

Além disto, o clube conviveu com problemas com o Ministério Público, que qualificou as instalações usadas pelos jovens jogadores como inadequadas e chegou a interditar os locais usados.

‘Oposição está no seu papel’

Vice-presidente de finanças, Nelson de Almeida ressalta que a oposição está fazendo o seu papel em apontar falhas no documento, mas garante que foi tudo feito com transparência e que não há muito o que alterar dentro do apresentado.

O dirigente lembrou ainda que o parecer do Conselho Fiscal não é obrigatório e que o Conselho Deliberativo, composto por 300 pessoas e poder superior no clube, aprovou a proposta orçamentária.

– Esse é o papel da oposição, mas tem de ser uma oposição construtiva. O projeto é muito interessante e vai dar bons frutos ao Vasco. Não há o que apontar, tanto que o Conselho Deliberativo aprovou – disse.



Torcida envia carta a René Simões pedindo permanência de Felipe

LANCEPRESS! - 30/12/2012 - 17:10 Rio de Janeiro (RJ)

Felipe - Vasco (Foto: Wagner Meier)
Felipe participou das maiores conquistas recentes do Vasco (Foto: Wagner Meier)

A ASTOVAS (Associação de Torcedores do Vasco) enviou uma carta ao diretor executivo, René Simões, pedindo que o meia Felipe permaneça no time para a temporada 2013. Depois de declarações polêmicas em relação a diretoria cruz-maltina, o Maestro passou a dividir opiniões dentro do clube. De um lado, René defendia que o atleta fosse afastado. Do outro, o presidente Roberto Dinamite manifestava o desejo de que o craque ficasse em São Januário.

No entanto, nos últimos dias, Roberto mudou o discurso e passou a fazer coro com René Simões. Em uma recente entrevista, o mandatário revelou que o camisa 6 está "descartado".

Assistindo todo esse cenário, a torcida vascaína resolveu se manifestar. A ASTOVAS pediu em uma carta que a diretoria, principalmente, René Simões, segurasse o ídolo.

"Conhecemos o Felipe, criado no nosso monumento. Sabemos de suas imensas qualidades, assim como de seus defeitos... É por tudo isso que agora, pedimos que ele seja mantido no nosso elenco, desde que se adeque a nova realidade, pois entendemos que sua ajuda, dentro de fora do campo, é fundamental para o nosso sucesso!", diz um trecho do texto.

Confira a carta na íntegra

Caro senhor René Simões, Diretor executivo de futebol do Club de Regatas Vasco da Gama,

Antes de mais nada saudamos sua chegada ao nosso amado clube e a iniciativa de convidar lideranças da arquibancada Vascaína para dialogar sobre a situação do futebol do CRVG e seu planejamento para 2013.

Apoiamos o que nos foi demonstrado e estaremos torcendo de perto para que tudo dê certo.
É calcado nessa conversa franca, produtiva e construtiva que estamos aqui agora para rogar que o confronto com o nosso ‘Maestro’ Felipe chegue a um termo onde ganhem todos.
Sabemos que o próximo ano se avizinha complicado.

Que nosso clube está sofrendo de muitos males, inclusive de arbitrária penhora de todas as suas receitas.

Que no segundo semestre desse ano o ambiente no Vasco deteriorou por uma série de fatores, levando o futebol profissional a uma campanha que frustrou os 20 milhões de torcedores que temos no mundo.

Conhecemos o Felipe, criado no nosso monumento. Sabemos de suas imensas qualidades, assim como de seus defeitos...

É por tudo isso que agora, pedimos que ele seja mantido no nosso elenco, desde que se adeque a nova realidade, pois entendemos que sua ajuda, dentro de fora do campo, é fundamental para o nosso sucesso!

Solicitamos que você, juntamente com o presidente e o nosso querido Ricardo Gomes, se reúnam com o nosso último ídolo remanescente em São Januário e acertem sua permanência até o fim da sua vitoriosa carreira nos gramados. Essa é a vontade de toda a nossa imensa torcida bem feliz.



Reunião por Leonardo trouxe otimismo para acerto com Vasco

Alexandre Araújo e Bruno Braz - 30/12/2012 - 17:49 Rio de Janeiro (RJ)

Atletico MG x Sport - Leonardo - (Foto: Gil Leonardi)
Leonardo está próximo de acerto com o Vasco (Foto: Gil Leonardi)

O imbróglio com o atacante Leonardo, do Atlético-MG, está perto de um fim. O diretor executivo do Vasco, René Simões, teve uma conversa no último sábado com o representante do atleta, Carlinhos Sabiá. Na ocasião, o empresário apresentou a proposta salarial final e o tom após o bate-papo foi o de otimismo.

– Há um otimismo para que aconteça este acerto com o Vasco. Leonardo está muito motivado a jogar pelo clube. Acredito que até quarta-feira está situação estará resolvida – disse o agente.

Caso o acerto aconteça, ele chegará por empréstimo ao Vasco. Leonardo está envolvido em uma negociação que contou com a ida do atacante Alecsandro para o Galo e a vinda do volante Fillipe Souto, também por empréstimo, ao Gigante da Colina.



Michel Alves quer servir de exemplo para os mais jovens

LANCEPRESS! - 30/12/2012 - 10:15 Rio de Janeiro (RJ)

Apresentação dos novos contratados do Vasco - Thiaguinho, Rene simoes e Michel alves (Foto: Alexandre Loureiro)
Michel Alves foi apresentado ao lado do jovem Thiaguinho (Foto: Alexandre Loureiro)

Apresentado na última sexta-feira como novo reforço do Vasco, o goleiro Michel Alves quer ser um exemplo para os jovens cruz-maltinos em seu período em São Januário.

– Tenho de procurar sempre ser uma referência positiva para os
mais jovens, porque os garotos que estão vendo seu trabalho se inspiram. Isso é uma preocupação que eu tenho, de ajudar, agregar valores. Esse é o princípio – declarou.

O Vasco ainda deve apresentar nos próximos dias Fillipe Souto, Elsinho, Zé Love, Pedro Ken e Sandro Silva.

Com Sandro Silva e sem Willians?

Com a chegada do volante Sandro Silva praticamente sacramentada, o Vasco deverá, definitivamente, tirar seu foco para o também volante Willians, ex-Flamengo e atualmente na Udinese (ITA).

Para Sandro Silva ser apresentado oficialmente como novo reforço do Gigante da Colina basta apenas
Nilton, negociado para a Raposa, retirar a ação contra o Cruz-Maltino, algo que deverá ocorrer no dia 7 de
janeiro, quando o poder judiciário retoma as suas atividades.



Após derrota para o Resende, Sub-20 divulga lista final para Sul-Americano

Rafinha Alcântara no treino da Seleção sub 20 (Foto: Daniel Falcão / Globoesporte.com)Biteco foi cortado, Rafinha e Mattheus estão entre
os 22 (Foto: Daniel Falcão / Globoesporte.com)

A seleção brasileira sub-20 está entrando na fase final final de treinamentos para o Campeonato Sul-Americano da categoria, que começa no dia 10 de janeiro, na Argentina. Depois de realizar um jogo-treino contra o time do Resende, e ser derrotada pela equipe do sul-fluminense por 2 a 1, a CBF divulgou os quatro nomes que foram cortados e a lista final do técnico Emerson Ávilapara a competição.

O goleiro do Vasco da Gama, Jordi, e os meio-campistas Filipe, do Rio Ave, Gabriel, do Vitória, e Guilherme Biteco, Grêmio, foram os cortados pelo comandante brasileiro e ficaram de fora da próxima etapa de treinamentos do time, que começa no dia 2 de janeiro e vai até o dia 7, quando a equipe viaja para a Argentina.

Os brasileiros estreiam no dia 10, contra os equatorianos pelo Grupo B da competição. Além das duas seleções, o grupo conta com Uruguai, Peru e Venezuela. Esta chave será disputada na cidade de San Juan. Em Mendoza, no Grupo A, estarão as seleções de Argentina, Paraguai, Colômbia, Bolívia e Chile.

Derrota para o Resende marca final da segunda fase de treinos

Na parte da manhã os jogadores entraram em campo para um jogo treino contra o time do Resende que se prepara par ao Campeonato Carioca. A seleção saiu atrás no marcador, mas conseguiu o empate pelos pés de Marcos Junio, atacante do Fluminense. Porém, nos minutos finais da partida Resende conseguiu mais um gol e fechou a partida em 2 a 1.

Confira a lista dos 22 jogadores que serão inscritos no Sul-Americano:

Goleiros

Matheus Caldeira - Corinthians

Luis Gustavo - Vitória

Zagueiros

Samir - Flamengo

Antônio Carlos - Corinthians

Doria - Botafogo

Luan - Vasco da Gama

Laterais

Douglas Santos - Nautico

Mansur - Vitoria

Wallace - Fluminense

Igor Julião - Fluminense

Meias

Jadson - Botafogo

Misael - Grêmio

Lucas Cândido - Atlético Mineiro

Felipe Anderson - Santos

Rafael Alcântara - Barcelona

Mattheus - Flamengo

Fred - Internacional

Atacantes

Marcos Junio - Fluminense

Bruno Mendes - Guarani

Ademilson - São Paulo

Adryan - Flamengo

Leandro - Grêmio



Ricardo Gomes: 'Estava com saudade de trabalhar. Futebol é uma cachaça'

Mesmo feliz em voltar a trabalhar no Vasco como diretor técnico, Ricardo Gomes ainda tem limitações que foram deixadas pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 2011. Com dificuldade em pronunciar algumas palavras, ele conversou com o Esporte Espetacular sobre a vida, a profissão, as restrições, a Seleção e o time da Colina.

Como o trabalho com o futebol não prejudica sua saúde e não há contraindicação médica, Ricardo não teve dúvidas em voltar quando o presidente do Vasco, Roberto Dinamite, fez a proposta.

- Não atrapalha em nada. Não dá para executar a função de treinador ainda. Vou discutir e resolver com o Gaúcho o que é melhor para o time, até na hora da escalação. Voltar para o Vasco foi a melhor coisa que poderia ter acontecido para mim e só os resultados vão dizer se foi o melhor para o time também. Estava com saudade de trabalhar. Futebol é uma cachaça.

Ricardo Gomes 1 (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)Ricardo diz que fez de tudo para Cristóvão não sair do Vasco (Foto: Pedro Veríssimo/Globoesporte.com)

Em 15 meses de recuperação, ele precisou reaprender a se comunicar e a se locomover, com muitas sessões de fisioterapia e com fonoaudióloga.

- Minha vida ainda não está normal, nem tranquila. Mas tive sorte com os profissionais que estão comigo. Hoje a maior dificuldade é o lado direito, que pesa um pouco. Eu era destro e passei a ser canhoto, estou aprendendo a escrever com a mão esquerda.

O Mano estava no melhor momento, na melhor fase"

Ricardo Gomes

Uma das pessoas mais importantes quando Ricardo começou a voltar a vida ativa foi o ex-técnico do time da Colina Cristóvão Borges.

- Ele foi um parceiro. Pedi para ele segurar que eu estava tentando voltar, mas eu não tive sucesso, ele foi irredutível. Fiz de tudo para ele não sair do Vasco, mas não deu.

Atento ao mundo do futebol fora o elenco cruzmaltino, o diretor técnico disse que ficou surpreso quando soube da saída de Mano Menezes da Seleção. Mas após o anúncio dos novos comandantes do time brasileiro, ele entendeu a lógica da troca.

- O Mano estava no melhor momento, na melhor fase. Mas houve uma troca por técnicos campões do mundo. A Copa vai ser no Brasil e é preciso experiência para blindar toda a pressão para não chegar aos jogadores. O time do Brasil é muito bom, só tem fera, mas são muito jovens. A dupla Parreira e Felipão tem experiência, e isso faz diferença.

Apesar dos momentos difíceis pelos quais passou, Ricardo disse que o AVC deixou uma lição de vida.

- Nem deu tempo de ter medo de morrer. Só fui parar e pensar nisso muito depois. E pensei durante só uma tarde e vi que era melhor esquecer e deixar o assunto de lado. Não foi fácil, não está sendo fácil, mas ficou uma grande lição: a saúde está em primeiro lugar - declarou.

Ricardo gomes 3 (Foto: Pedro Veríssimo / Globoesporte.com)Ele ainda tem dificuldade em pronunciar algumas palavras (Foto: Pedro Veríssimo/Globoesporte.com)



Vasco não desiste de Dátolo e espera fim das férias do meia para se mexer

Dátolo meia Inter (Foto: Diego Guichard/GLOBOESPORTE.COM)Dátolo volta de férias no dia 3, e o Vasco vai investir
(Foto: Diego Guichard / GLOBOESPORTE.COM)

Um nome que se afastou do noticiário do Vasco nos últimos dias ainda não foi descartado. Mesmo após as declarações pessimistas do diretor executivo do Inter, Newton Drummond, o argentino Dátolo segue nos planos cruz-maltinos. O clube carioca espera somente a reapresentação colorada para voltar a se mexer. Uma negociação pelo meia não deu certo. mas as portas se abriram novamente.

Tanto que o diretor vascaíno, René Simões, ligou para Drummond neste sábado para reafirmar seu desejo e ouviu um pedido de paciência. Os gaúchos não confirmaram que Dátolo está fora dos planos, mas a limitação de escalar três estrangeiros complica sua permanência, já que o elenco tem cinco e três são titulares: Guiñazu, D'Alessandro e Forlán.

O obstáculo para as conversas irem adiante é a parte financeira. O Inter quer dinheiro ou algum jogador de seu interesse para liberá-lo. E, no primeiro encontro entre as partes, René deixou claro que não há condições de desembolsar a quantia pedida. O atacante Eder Luis foi cogitado num troca-troca, mas o Colorado teria de assumir a dívida do Vasco com o Benfica, de Portugal, pela compra do camisa 7, que é de cerca de R$ 6 milhões, o que não vai ocorrer.

A esperança, então, é se aproveitar da possível falta de alternativas dos gaúchos nas próximas semanas e insistir na transação. O clube carioca sabe que não contará com Dátolo na pré-temporada, mas guarda espaço para sua chegada, independentemente da contratação de Pedro Ken, do Cruzeiro, e do retorno de Bernardo, que de certa forma substituem Juninho, que foi para o New York RB, dos Estados Unidos, e Felipe, que treinará em separado pelas críticas que fez á diretoria.

- São posições diferentes em relação aos jogadores que temos. Vamos esperar e tentar mais uma vez - confirmou René.