Desde o início do Campeonato Brasileiro, o Vasco tem buscado as primeiras posições da tabela para garantir uma vaga para a próxima Copa Libertadores. Entretanto, ocupando atualmente a quarta posição, com 47 pontos, o clube cruz-maltino corre o risco de perder a classificação, caso algum clube brasileiro ganhe a Copa Sul-Americana, apenas os três primeiros colocados conseguem as vagas.
Grêmio, São Paulo, Palmeiras e Atlético-GO ainda estão na disputa pela Copa Sul-Americana . O Verdão já está na Libertadores e, ganhando a Sul-Americana, deixaria a vaga com o time derrotado na final. Dessa forma, se conquistasse o título sobre um estrangeiro, o Brasileirão continuaria com quatro vagas.
Os gremistas também não devem alterar a distribuição de vagas, pois ocupam o terceiro lugar no Brasileirão. Lanterna do Campeonato Brasileiro, o Atlético-GO não é considerado favorito para a conquista do campeonato continental. Assim, o maior risco viria do São Paulo.
Caso o São Paulo conquiste o título da Copa Sul-Americana e o Campeonato Brasileiro termine com a atual configuração, apenas Fluminense, Atlético-MG e Grêmio jogariam a Libertadores via Brasileirão. O Vasco, na quarta posição, perderia a vaga para o Tricolor Paulista. É esse o risco que os vascaínos preferem não projetar. "Não podemos pensar no que vai acontecer daqui para frente em termos de pontuação. Temos que pensar em melhorar cada vez mais e ganhar os nossos jogos. Se isso acontecer com certeza a classificação vai chegar", afirmou o meia Juninho Pernambucano.
No próximo sábado, às 16h20 (de Brasília), o Vasco enfrenta o Atlético-GO, pela 28ª rodada da competição. As informações são do Portal Terra.