quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Com 3 gols de ex-vascaíno, Casimiro surpreende Flu na abertura do Carioca

Revelado pelo Vasco na metade dos anos 90, o ex-atacante Brener reapareceu em grande estilo na noite desta quinta-feira ao marcar três gols e comandar a vitória do Casimiro de Abreu sobre o Fluminense por 12 a 10, na abertura do Carioca de showbol, em Casimiro de Abreu (RJ). Estreante na modalidade, o time da casa largou na frente no grupo A, que tem ainda Flamengo e América, que jogam a seguir. Além de Brener, outro destaque do Casimiro nesta noite foi Leandro Gomes, artilheiro da partida com cinco gols.

O jogo começou movimentado e, com menos de um minuto, o Fluminense já pulou na frente do placar, com Cadu, em chute que contou com desvio na defesa adversária - o árbitro deu gol contra de Juninho. Aos quatro, Juninho se redimiu do lance anterior e empatou a partida em finalização frontal. Nem deu tempo para comemorar, pois Cadu, de cabeça, recolocou o Tricolor em vantagem na sequência.

A partir de então, o Casimiro se encontrou em quadra, conseguindo a virada com gols de Márcio e Leandro Gomes: 3 a 2. Em chute de longe, Valber ainda empatou para o Flu, mas Brener, anotou o quarto do time da casa, em jogada de pivô.

A cinco minutos do fim, Leandro Gomes arriscou de longe e Wellerson aceitou, deixando o rival colocar dois gols de vantagem. Nos segundos finais, Bruno Reis aproveitou bate-rebate e diminuiu para 5 a 4, renovando as esperanças tricolores para o segundo tempo.

O Flu voltou do intervalo mais animado e, aos dois, Serginho girou para cima de um marcador e bateu no ângulo para empatar a partida. Cinco minutos depois, o Casimiro voltou a ficar na frente novamente. Após lançamento do goleiro Jefferson, Leandro Gomes dominou e encheu o pé para marcar o seu terceiro gol no jogo.

De pênalti, Bruno Reis fez 6 a 6 aos 10, mas, dois minutos depois, Brener recolocou o Casimiro de Abreu na frente. Aos 13, a situação do Fluminense se complicou ainda mais, quando Leandro Gomes chutou no canto esquerdo de Wellerson e anotou o oitavo. Aproveitando uma tabela rápida, Alex Dias reduziu a diferença para apenas um gol, mas o endiabrado Leandro Gomes marcou 9 a 7 logo após a saída de bola.

O Fluminense sentiu o golpe e sofreu mais dois gols na sequência, com Brener - que balançou a rede pela terceira vez na partida - e Juninho. A cinco minutos do fim, Bruno Reis diminuiu para 11 a 7. Aos 21, Edilson aumentou o placar, praticamente sacramentando a vitória do time da casa, que ainda sofreu gols de Bruno Reis e Valber, mas saiu da partida com uma vitória por 12 a 10.

Fluminense: Wellerson, Cadu, Valber, Bruno Reis, Djair e Alex Dias. Entraram: Fabinho, Alexandre Seixas, Jorge Luiz, Pablo e Serginho. Técnico: Paulinho Carioca

Casimiro de Abreu: Jefferson, Leandro Gomes, Carlos da Cunha, Juninho, Brener e Edinho. Entraram: Edilson, Adilson, José Gabriel, Jefferson, Diogo e Flávio. Técnico: Robinho



Cobertura atinge 25% do Maracanã, mas estádio segue sem gramado

No dia em que os operários receberam a visita do ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, o Maracanã chegou a praticamente 25% da instalação da nova cobertura. Também é possível perceber o avanço da montagem das cadeiras azuis e brancas nas arquibancadas superiores.

Na semana passada, a instalação da lona, prevista anteriormente para novembro de 2012, começou a ser feita com o auxílio de alpinistas. A cobertura terá 68,4 metros de comprimento e vai proteger cerca de 75 mil dos quase 80 mil lugares.

O primeiro jogo confirmado no Maracanã é o amistoso entre Brasil e Inglaterra, dia 2 de junho. Na Copa das Confederações, o estádio receberá México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão de 30 de junho.

obras no Maracnã Copa 2014 (Foto: Genílson Araújo / Agência O Globo)Foto aérea do Maracanã nesta quinta-feira: 25% da cobertura instalada (Foto: Genílson Araújo / Ag. O Globo)



Curtinha: Vasco estampa patrocínio na semifinal, apesar de rescisão

O Vasco decidiu que vai manter a marca da Eletrobras na partida contra o Fluminense, neste sábado, às 18h30m, pela semifinal da Taça Guanabara. Apesar da publicação da rescisão do contrato de patrocínio no Diário Oficial na semana passada, o clube prefere não retirar a logomarca de seus uniformes, já que ainda espera uma resposta oficial da estatal sobre a medida que interrompeu o vínculo que terminaria em 14 de julho.

Enquanto isso, o clube negocia um novo patrocinador master para estampar em seu uniforme. A montadora de automóveis Nissan é apontada como uma das principais canditadas e já teria um acerto verbal desde dezembeo. No entanto, o Vasco mantém sigilo sobre as conversas.



Rodrigo Nunes apita Vasco x Flu. Grazianni Maciel comanda Fla x Bota

árbitro marcelo lima de henrique flamengo vasco (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)Marcelo de Lima Henrique ficou  fora das finais da
Taça GB (Foto: Rudy Trindade / Agência Estado)

A arbitragem das semifinais e da final da Taça Guanabara já está definida. Após sorteio na tarde desta quinta-feira, a Comissão de Arbitragem do Rio de Janeiro anunciou que Rodrigo Nunes de Sá comandará Vasco x Fluminense, neste sábado, às 18h30m, no Engenhão. Já o outro clássico, entre Flamengo e Botafogo, marcado para às 16h de domingo, ficará com Grazianni Maciel.

Luiz Antônio Silva Santos e Péricles Bassols eram as outras opções, respectivamente. Mas perderam a disputa na bolinha. Os assistentes e os quartos árbitros ainda escolhidos não foram divulgados.

Jorge Rabello, presidente da entidade, criada pela Federação, também antecipou o nome de quem apitará a decisão do turno, no dia 10 de março. Wagner Nascimento Magalhães foi sorteado e deixou Marcelo de Lima Henrique, o mais experiente entre os seis, sem jogo para trabalhar até o início da Taça Rio, dia 17.

Flamengo e Botafogo não mandaram representantes para o sorteio. E não houve qualquer solicitação de veto a árbitro por parte dos clubes que chegaram a esta fase.

Confira os árbitros definidos:

Vasco x Fluminense - Sábado - Rodrigo Nunes de Sá
Flamengo x Botafogo - Domingo - Graziani Maciel Nunes

Final da Taça Guanabara - 10 de março - Wagner Nascimento Magalhães


 



Vasco pede papel de Yotún, e clube peruano acusa atraso de pagamento

yotun vasco treino (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Yotún treina no Vasco à espera de liberação
(Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

O Vasco aposta na entrada de dois jogadores para estar ainda mais forte na Taça Rio e nas competições do segundo semestre de 2013. No entanto, embora garanta já ter em mãos a documentação de Sandro Silva, o clube ainda não recebeu o papel que o permite inscrever o lateral-esquerdo peruano Yotún.

Em declarações à imprensa do Peru na semana passada, o presidente do Sporting Cristal, Felipe Cantuarias, afirmou que o Vasco demorou a pagar a primeira parcela relativa ao empréstimo do lateral e gostaria de contar com garantias de que as cotas seguintes serão quitadas. Somente então será liberado o transfer, documento que permite a inscrição de Yotún na CBF.

- Não entendi o Sporting Cristal, porque o combinado era de que o transfer seria enviado após o pagamento da primeira parcela. Precisamos desse documento para inscrever o Yotún na Taça Rio. O acordo também prevê o pagamento de outras parcelas em junho, setembro e dezembro - explicou o diretor executivo do Vasco.

O pagamento da primeira parcela do empréstimo de Yotún foi feito pelo Vasco na última sexta-feira. No entanto, o nome do lateral-esquerdo, que na semana passada constava na lista da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, foi retirado do Boletim Informativo de Registro de Atletas da entidade.

Em relação a Sandro Silva, o Vasco afirma já ter em mãos o documento que comprova a  liberação do Málaga. Mesmo assim, o volante ainda não foi inscrito pelo clube. Ele estenderá seu empréstimo ao Cruzeiro até julho, quando assinará o vínculo definitivo com o clube cruz-maltino, válido por três anos.



Eder Luis renova o visual com corte de cabelo antes da semifinal

Eder Luis nem precisou de palavras para justificar a demora de mais de uma hora para aparecer na sala de entrevistas de São Januário, após o treino desta quinta. Foi logo visível a mudança no corte de cabelo do atacante na comparação do durante e depois da atividade.

MONTAGEM - Eder luis vasco cabelo (Foto: montagem sobre fotos de Marcelo Sadio e Gustavo Rotstein)Eder Luis durante o treino desta quinta (à esquerda) e depois (à direita): visual renovado antes da semifinal da Taça Guanabara (Foto: montagem sobre fotos de Marcelo Sadio e Gustavo Rotstein)

Aldo Lessa, um dos responsáveis por cortar os cabelos dos jogadores do Vasco, esteve em São Januário nesta quinta para renovar o visual de alguns. Eder Luis brincou ao falar da mudança de penteado como preparativo para a semifinal contra o Fluminense, neste sábado, pela semifinal da Taça Guanabara.

- Queremos sair bem na foto, mas primeiro precisamos vencer o Fluminense - disse.

Renato Silva, que iniciou a semana com a cabeça totalmente raspada, falou que a obra foi de sua autoria.

- Esse cara que veio aqui hoje é o dos “branquinhos”. O dos “pretinhos” é outro, chamado Black Style, pode isso? Eu mesmo raspei meu cabelo para ver se crescia diferente, mas ele sempre nasce enrolado - brincou o zagueiro.



Recuperado de indisposição, Dedé volta aos treinos do Vasco

O Vasco voltou aos treinos na manhã desta quinta-feira e contou com um importante reforço. Dedé reapareceu no gramado de São Januário, mostrando estar recuperado da indisposição que o tirou da atividade da última quarta. Portanto, o zagueiro está pronto para enfrentar o Fluminense, neste sábado, pela semifinal da Taça Guanabara.

dedé vasco (Foto: Gustavo Rotstein)Dedé reapareceu no gramado de São Januário nesta quinta-feira (Foto: Gustavo Rotstein)

Tenorio também voltou a aparecer no gramado. O equatoriano realizou um trabalho de circuito à beira do campo, sob supervisão de um fisioterapeuta, ainda como parte do processo de recuperação de dores na panturrilha esquerda. O jogador dificilmente será relacionado para o clássico, já  que está a mais de uma semana sem treinar com bola.

Enquanto isso, o técnico Gaúcho comandou um treino de bola parada, ajustando o posicionamento da defesa em cobranças de falta e escanteio. O Vasco deve enfrentar o Fluminense com a seguinte formação: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Thiago Feltri; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Bernardo e Eder Luis.



Lula faz visita surpresa ao Maracanã e é ovacionado pelos operários

Os operários do Maracanã receberam uma visita inesperada na manhã desta quinta-feira. Ao lado de Sérgio Cabral, governador do Rio de Janeiro, e do senador Lindbergh Farias, o ex-presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva apareceu nas obras de reforma do estádio antes das 7h30m e pegou todos de surpresa. Amante do futebol, ele aproveitou uma passagem pela cidade e foi ver como está o palco da final da Copa das Confederações deste ano e da Copa do Mundo de 2014.

A presença do ex-presidente praticamente parou a obra. Os operários ovacionaram Lula, que foi muito receptivo e parou para tirar fotos com muitos deles. Ele discursou para os operários e comentou que irá ao jogo de reabertura do estádio dia 2 de junho, bater palmas não só para a seleção brasileira contra a Inglaterra, mas também para os trabalhadores que construíram o estádio.

Atualmente, o Maracanã passa pela fase de instalação das cadeiras e da lona da cobertura. O Maracanã já tem cerca de 10 mil assentos nas arquibancandas e, visivelmente, quase 25% da lona superior colocada. De acordo com a última medição oficial do consórcio responsável pela construção, o projeto está 80% concluído.

O primeiro jogo confirmado no Maracanã é o amistoso entre Brasil e Inglaterra, no dia 2 de junho. Na Copa das Confederações, o estádio receberá México x Itália (16 de junho), Espanha x Taiti (20 de junho) e a decisão em 30 de junho.



Antes da primeira decisão, René se diz movido pela preocupação

Rene Simoes em coletiva no Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)René Simões exalta resultados em dois meses de
Vasco (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)

Para alguns, conquistar a classificação para a semifinal da Taça Guanabara em primeiro lugar de seu grupo foi um feito. Na visão de outros, não passou de uma obrigação, por se tratar de um clube da grandeza do Vasco. Comandante do departamento de futebol e um dos responsáveis por montar o novo elenco cruz-maltino, após a debandada de alguns dos principais atletas, e obrigado a gerir o departamento com sérias restrições orçamentárias, René Simões lembra que, nesse momento, os profissionais do futebol precisam deixar a emoção de lado e serem racionais. Por isso, mesmo enaltecendo o que o trabalho está no caminho certo, o diretor executivo deixa claro que ele não pode parar.

GLOBOESPORTE.COM – O Vasco iniciou a temporada com um elenco renovado, jovem e, por isso, sob desconfiança. Qual seu sentimento após a classificação para a semifinal em primeiro lugar do grupo?

René Simões – Preocupação. Estou preocupado sempre. No Vasco não se pode estar satisfeito, é preciso sempre pensar em melhorar. Se o Vasco for campeão carioca, tem de estar preocupado em fazer um bom o Brasileiro. Se for campeão brasileiro, tem de estar preocupado em ir bem na Libertadores. E por aí vai. Então, quem trabalha no Vasco tem de pensar em fazer mais. Não podemos fugir da realidade, que é difícil. Além disso, a nossa comissão técnica tem apenas dois meses de trabalho, diferentemente dos outros grandes clubes do Rio, nos quais os treinadores estão há mais tempo.

Mas você vê a campanha do Vasco como positiva, principalmente pelas dificuldades e diante dos muitos prognósticos pessimistas que foram traçados externamente?

Sim, mas continuo entendendo que ainda há muito a fazer. Ninguém pode se iludir com isso. É preciso brigar para ser campeão e dar o máximo, sempre com os pés no chão.

Acredita que mesmo com essas dificuldades o Vasco vai sofrer a mesma pressão de sua torcida por títulos?

O torcedor é legal porque não tem compromisso a não ser aquele com sua paixão. Não é com a razão ou com a realidade. E essa paixão é ativada com as memórias de títulos e das grandes equipes. Ele está sempre pensando nisso e fazendo comparações. Nós profissionais somos cerebrais e calculistas. Sabemos que o Vasco ainda tem muito a crescer. Sandro Silva e Yotún vão entrar... Mas estou muito satisfeito por termos nos classificado em primeiro.

E qual a sua expectativa para essa sua primeira partida decisiva pelo Vasco?

O campeonato começa agora, e temos que jogar a vida. A  minha vida. Afinal, eu vivo do futebol. Tudo o que eu como, o que eu uso e o que eu visto vem do futebol.



Resultados de quarta na Libertadores, Copa do Brasil e em 14 estaduais

28/02/2013 00h10 - Atualizado em 28/02/2013 00h18

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro

TAÇA LIBERTADORES DA AMÉRICA 2013 (fase de grupos - 2ª e 3ª rodadas)
Barcelona-EQU 1 x 2 Boca Juniors CRÔNICA
Corinthians 2 x 0 Millonarios-COL CRÔNICA
Huachipato-CHI 1 x 2 Fluminense CRÔNICA
Deportes Iquique-CHI 2 x 0 Emelec-EQU CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
COPA DO BRASIL 2013 (fase preliminar - jogo de ida)
Atlético Acreano 1 x 1 Desportiva Ferroviária CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A2 2013 (primeira fase - 11ª rodada)
Monte Azul 1 x 1 Santacruzense CRÔNICA
Grêmio Osasco 2 x 3 Santo André CRÔNICA
Audax São Paulo 2 x 1 Juventus-SP CRÔNICA
Capivariano 1 x 0 São Carlos-SP CRÔNICA
RB Brasil 1 x 0 Portuguesa CRÔNICA
Velo Clube 1 x 0 Noroeste CRÔNICA
Ferroviária 4 x 0 Rio Branco-SP CRÔNICA
Catanduvense 0 x 0 Rio Claro CRÔNICA
Guaratinguetá 3 x 1 Grêmio Barueri CRÔNICA
São José-SP 0 x 0 Comercial-SP CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PAULISTA SÉRIE A3 2013 (primeira fase - 8ª rodada)
Rio Preto 1 x 0 Itapirense CRÔNICA
Palmeiras B 1 x 3 Joseense CRÔNICA
Taubaté 2 x 0 América-SP CRÔNICA
Sertãozinho 1 x 0 União São João CRÔNICA
Inter de Limeira 1 x 0 Votuporanguense CRÔNICA
São Bento 1 x 0 Batatais CRÔNICA
Marília 2 x 0 Flamengo-SP CRÔNICA
Francana 1 x 0 Guaçuano CRÔNICA
Barretos 1 x 0 Grêmio Novorizontino CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO MINEIRO MÓDULO 2 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Democrata SL 2 x 0 URT CRÔNICA
Patrocinense 1 x 0 Uberlândia CRÔNICA
Mamoré 1 x 1 Uberaba  
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO BAIANO 2013 (primeira fase - 7ª rodada)
Fluminense-BA 0 x 1 Juazeirense CRÔNICA
Vitória da Conquista 3 x 0 Jacuipense CRÔNICA
Atlético-BA 2 x 1 Botafogo-BA CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO PERNAMBUCANO 2013 (segundo turno - 2ª rodada)
Sport 3 x 2 Serra Talhada CRÔNICA
Chã Grande 1 x 1 Ypiranga-PE CRÔNICA
Porto 2 x 1 Salgueiro CRÔNICA
Petrolina 2 x 1 Central CRÔNICA
Pesqueira 3 x 2 Náutico CRÔNICA
Belo Jardim 1 x 2 Santa Cruz CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato cearense 2013 (primeira fase - 12ª e 17ª rodadas)
Tiradentes 3 x 0 Crato CRÔNICA
Ferroviário 7 x 2 São Benedito CRÔNICA
Guarany de Sobral 1 x 0 Guarani de Juazeiro CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO POTIGUAR 2013 (primeira fase - 14ª rodada)
Palmeira-RN 2 x 1 Baraúnas CRÔNICA
Potiguar de Mossoró 1 x 1 Alecrim CRÔNICA
Assu 2 x 1 Potyguar CN CRÔNICA
Santa Cruz-RN 3 x 1 Corintians-RN CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
OBS.: O Santa Cruz-RN está classificado para Copa do Brasil. Já o Potyguar CN está rebaixado.
CAMPEONATO ALAGOANO 2013 (primeira fase - 13ª rodada)
CSE 1 x 1 Sport Atalaia CRÔNICA
CSA 1 x 2 Comercial-AL CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
CAMPEONATO SERGIPANO 2013 (segunda fase - 3ª rodada)
Sergipe 3 x 0 América-SE CRÔNICA
Estanciano 0 x 1 Lagarto  
Itabaiana 2 x 2 Confiança CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato sul-mato-grossense 2013 (primeira fase - 9ª rodada)
Maracaju 1 x 3 CENE CRÔNICA
Aquidauanense 3 x 0 Misto CRÔNICA
Itaporã 6 x 0 Corumbaense CRÔNICA
Comercial-MS 5 x 1 Serc CRÔNICA
Sete de Dourados 2 x 0 Urso CRÔNICA
Naviraiense 0 x 1 Ivinhema CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba 2013 (primeira fase - 6ª rodada)
Vitória 1 x 1 Real Noroeste CRÔNICA
Rio Branco-ES 2 x 0 Linhares CRÔNICA
Estrela do Norte 2 x 1 Espírito Santo CRÔNICA
Conilon 4 x 0 São Mateus CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato capixaba série b 2013 (primeira fase - 3ª rodada)
Vilavelhense 0 x 1 Tupy-ES CRÔNICA
GEL 2 x 3 Colatina CRÔNICA
Castelo 2 x 1 Esse CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato amazonense 2013 (taça estado do amazonas - 3ª rodada)
Sul América 2 x 2 São Raimundo  
Rio Negro 1 x 0 Princesa do Solimões CRÔNICA
Penarol 7 x 1 Tarumã  
Holanda 1 x 3 Iranduba  
VEJA A TABELA COMPLET
CAMPEONATO PIAUIENSE 2013 (PRIMEIRA FASE - 3ª RODADA)
Cori-Sabbá 2 x 2 Piauí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
campeonato CATARINENSE 2013 (PRIMEIRO TURNO - 5ª RODADA)
Guarani de Palhoça 3 x 3 Avaí CRÔNICA
VEJA A TABELA COMPLETA
  • imprimir
  • entre em contato

Seu voto foi efetuado com sucesso

Seja o primeiro a comentar


Imagem do usuário



Cariocas se dividem sobre extinção dos clássicos no fim do Brasileiro

A reunião que decidiu pela extinção da obrigatoriedade dos clássicos nas duas rodadas finais do Campeonato Brasileiro, realizada na última segunda-feira na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), dividiu a opinião dos clubes do Rio de Janeiro. Flamengo e Botafogo se mostraram favoráveis à manutenção dos jogos entre clubes do mesmo estado no fim da competição, enquanto Vasco e Fluminense acompanharam a maioria e se posicionaram contra a fórmula adotada pela CBF nos últimos dois anos. Ao todo, a votação com os clubes da Série A terminou 11 a 8 a favor da mudança (o representantre da Portuguesa não compareceu).

Um dos motivos alegados na reunião para a alteração na forma de disputa foi o maior policiamento necessário para cobrir duas partidas simultâneas na mesma cidade. O modelo com clássicos na reta final foi instituído pela CBF em 2011 para evitar que os jogos das últimas duas rodadas percam emoção quando um clube se tornar campeão antecipadamente. Além disso, evitar que uma equipe sem ambições no fim do torneio não leve a sério um jogo contra um postulante ao título ou a uma vaga na Libertadores.

Notadamente, casos que chamaram a atenção aconteceram em 2009 e 2010. Com o Flamengo dependendo de uma vitória sobre o Grêmio na última rodada, em 2009, o time gaúcho escalou  reservas para o confronto no Maracanã. Se o Grêmio ao menos empatasse aquele jogo, o campeão seria o arquirrival Internacional. Ao fim dos 90 minutos, o Flamengo suou muito, mas venceu por 2 a 1, de virada, e ficou com a taça.

No ano seguinte, o Fluminense, que disputava o título ponto a ponto com o Corinthians, enfrentou e venceu nas últimas rodadas, fora de casa, os desinteressados Palmeiras e São Paulo. O derradeiro rival foi o já rebaixado Guarani, que mandou a campo um time de reservas. A vitória do Flu foi muito difícil, por 1 a 0, e valeu o título.



quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Pupilo de Deco no Porto, CA10 vira mentor e 'adota' Bernardo no Vasco

Aos 22 anos, Bernardo mostra-se decisivo para o Vasco, mas ainda vive os altos e baixos típicos do início de carreira. Para incentivá-lo e colocar seus pés no chão quando preciso, ele conta com a presença de Carlos Alberto, um dos amigos mais próximos no elenco cruz-maltino e a quem costuma chamar de irmão mais velho. O camisa 10, com 28, sabe a importância do auxílio de um companheiro mais experiente nessa etapa da trajetória profissional. Há pouco menos de dez anos, ele teve Deco, como uma espécie mentor quando desembarcou no Porto, de Portugal, e destaca com carinho o que a relação representou.

Neste sábado, Carlos Alberto terá Deco no papel de seu adversário no clássico entre Vasco e Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara. Mas em 2003, o meia-atacante contou com o luso-brasileiro para ajudá-lo a vencer as dificuldades iniciais da mudança de vida, e a relação foi além. Depois de conquistarem todos os títulos que disputaram pelo Porto, tornaram-se amigos íntimos, e hoje o meia admite que tem função semelhante em relação a Bernardo.

gaúcho carlos alberto vasco treino (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)Carlos Alberto brinca com Bernardo, seis anos mais novo, no treino (Foto: Cezar Loureiro / O Globo)

- A diferença de idade é parecida. Deco e eu sempre trocávamos ideias sobre erros e acerto. Como ele já tinha experiência na Europa, me mostrou os caminhos. Então acho que a comparação é boa, sim. Eu me vejo parecido com o Bernardo em relação ao temperamento. Mas falo para ele não sair do chão e fico feliz por ele  me escutar. O Bernardo tem nos ajudado muito, e espero que ele mantenha esse rendimento. Com o passar do tempo eu vou ficando feliz por outras conquistas, como participar do crescimento de um companheiro - disse Carlos Alberto.

O meia lembra que a boa relação com Bernardo fora de campo se reflete nas partidas, quando o empenho passa a ser maior para ajudar o companheiro fazer mais um gol decisivo pelo Vasco. Carlos Alberto espera que neste sábado seja o amigo cruz-maltino a brilhar, deixando o amigo tricolor para trás na disputa por um lugar na decisão da Taça Guanabara.

A diferença de idade é parecida (...). Então, acho que a comparação é boa, sim. Eu me vejo parecido com o Bernardo em relação ao temperamento. Mas falo para ele não sair do chão e fico feliz por ele  me escutar"

Carlos Alberto

- É sempre um prazer falar do Deco. Primeiro, pelo nosso passado de amizade e da história que tivemos juntos. Ele também dispensa comentários em campo, pela sua representatividade. Com ele e o Fred, por exemplo, o Fluminense é outro. É um jogador de muita qualidade experiência, e quando está num dia inspirado, fica complicado. Espero que não seja no sábado - brincou o jogador do Vasco.

Após um começo de temporada positivo, Bernardo caiu de produção em duas rodadas e foi sacado da equipe, vendo crescer polêmicas em torno da atitude da comissão técnica, por causa de um passado conturbado. Sem Tenorio e Leonardo, Gaúcho o escalou novamente contra o Duque de Caxias, e ele marcou os dois gols da vitória. A escalação frente ao Tricolor está indefinida, mas o xodó do elenco tem grandes chances de se mantido como titular.



Curtinha: árbitros para sorteios das finais da Taça GB estão definidos

A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) já apontou quais árbitros estão pré-selecionados para comandar as semifinais e a final da Taça Guanabara. Na tarde desta quinta-feira, em sua sede, acontecerão os sorteios que definirão quem vai assumir o apito.

Rodrigo Nunes de Sá e Luiz Antônio Silva Santos, o Índio, disputam o Vasco x Fluminense de sábado, às 18h30, no Engenhão. Já Graziani Maciel e Péricles Bassols são os escolhidos pelo presidente da comissão, Jorge Rabello, para pleitear Flamengo x Botafogo de domingo, às 16h.

Para a decisão, no dia 10 de março, Marcelo de Lima Henrique (o mais experiente entre os seis) e Wagner Magalhães estão no páreo. Ambos estão fora das semifinais.



Vasco minimiza desgaste do Flu e espera duelo equilibrado na semi

gaucho vasco treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Técnico Gaúcho prepara o Vasco sem pensar em
cansaço rival (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

Depois de disputar a partida contra o Huachipato no Chile, nesta quarta-feira, pela Libertadores, o Fluminense terá pouco mais de 24 horas de preparação para a semifinal da Taça Guanabara. Do outro lado, o Vasco se prepara ao longo de toda a semana para o clássico deste sábado, mas evita enxergar alguma vantagem por, supostamente, ter um rival mais desgastado quando a bola rolar no Engenhão.

- Não sei por que se fala desse cansaço. O Fluminense já planejou suas contratações sabendo dessa dificuldade. A diretoria formou um elenco para disputar todas as competições que terá pela frente. Então não vejo assim. Alguns podem estar mais desgastados, mas pelo rodízio que a comissão técnica tem feito em algumas partidas, está tudo dentro do planejamento. Esse tipo de comentário seria transferir responsabilidade - afirmou o meia Carlos Alberto.

Pedro Ken também disse não acreditar num Fluminense desgastado e enxerga o fator decisão como determinante para o máximo rendimento do adversário neste sábado.

- Hoje em dia o atleta é preparado para jogar duas partidas na semana. O Fluminense tem revezado o time, e não vai ser isso que vai influenciar. Além disso, por ser um jogo decisivo, acredito no equilíbrio - observou.

No Vasco, nem mesmo a vantagem do empate é vista como representativa. Carlos Alberto contestou o companheiro de equipe Wendel, que na última terça-feira afirmou ver o Fluminense como ligeiramente favorito na semifinal.

- Sei que alguns companheiros afirmaram que  o Fluminense tem algum favoritismo, mas acho que isso não existe, é 50% para cada lado. Nós só saberemos se o empate foi uma vantagem quando o jogo acabar - disse o camisa 10 do Vasco.



Carlos Alberto nega vantagem do Flu pela experiência: 'Coragem vale mais'

A diferença na média de idade dos times titulares de Vasco e Fluminense não é alarmante - 26,1 contra 28,2, respectivamente. No entanto, há uma disparidade quanto a rodagem e a experiências no exterior e com a Seleção brasileira entre os jogadores das duas equipes. Mas, em São Januário, isso não significa vantagem para o grupo dos mais rodados. Um dos poucos representantes cruz-maltinos dos que militam no futebol há mais tempo, Carlos Alberto garante não ver sua equipe, por conta disso, menos favorecida na semifinal da Taça Guanabara, neste sábado.

- É sempre bom já ter jogado decisões, mas tudo vai do comportamento de cada um. Isso indifere da idade. Experiência é importante, mas ter coragem vale muito mais. Vejo jovens sem muita experiência, mas com atitude. Nessa situação, vale mais atitude do que aptidão - disse.

Para o camisa 10, seja experiente ou mais jovem, o jogador do Vasco não terá qualquer dificuldade para se motivar na semana do clássico. No entanto, Carlos Alberto admitiu que os próximos dias serão importantes para os mais experimentados prepararem aqueles que tiveram menos oportunidades em decisões, num grupo que começou a temporada menos acreditada, de acordo com a visão externa.

- Mesmo se vencermos no sábado vai ter gente duvidando. As dúvidas só vão acabar em dezembro. Enquanto houver jogos e situações complicadas para tomarmos decisões, seremos questionados. É preciso se acostumar e não se pode preocupar com isso. O importante é pensar que esse grupo formado há dois meses  já tem a felicidade de decidir um título. Quem nunca viveu isso tem que agradecer a oportunidade de jogar num clube como o Vasco e estar nesse momento ímpar - destacou o meia.

Enquanto o time titular do Fluminense conta com quatro atletas com 30 anos ou mais - Diego Cavalieri, Leandro Euzébio, Edinho e Deco -, o Vasco tem apenas Wendel nesta faixa etária. As equipes se enfrentam no sábado, às 18h30m, no Engenhão, pela semifinal da Taça Guanabara.



Dedé é ausência em treino, e Thiago Feltri ganha chance entre titulares

O Vasco teve um susto no primeiro treino tático da semana do clássico contra o Fluminense. Depois de participar do aquecimento, na manhã desta quarta-feira, Dedé voltou para o vestiário e não participou da atividade. O clube informou que o zagueiro sofreu uma indisposição e foi poupado. Por isso, não será problema para o jogo deste sábado.

Esta não foi a única novidade do treino. O lateral-esquerdo Thiago Feltri voltou ao time titular, no lugar de Dieyson, que teve atuação ruim contra o Duque de Caxias. Na zaga, André Ribeiro substituiu Dedé durante a atividade que teve como ênfase a defesa. Os jogadores de ataque realizaram um trabalho à parte.

Em seguida, todo o time entrou em campo para um coletivo em campo reduzido. A equipe teve a seguinte formação: Alessandro, Nei, André Ribeiro, Renato Silva e Thiago Feltri (Fellipe Bastos); Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Bernardo e Eder Luis.

tenorio vasco treino (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Tenorio aparece no campo, mas ainda será avaliado por médicos (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

Enquanto isso, Tenorio voltou a campo para uma corrida, que faz parte do seu processo de recuperação. O atacante equatoriano ainda sente dores na panturrilha esquerda e não está confirmado no grupo que enfrenta o Fluminense.

Tenorio será avaliado pelo departamento médico até o fim da semana. O certo é que Leonardo não enfrenta o Fluminense por causa de dores nos dois tendões de Aquiles.



Libertadores, Estaduais e Superliga: veja o que acontece em Tempo Real

Tite no treino do Corinthians (Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)Tite terá estádio vazio em jogo do Timão
Foto: Daniel Augusto Jr. / Ag. Corinthians)

A quarta-feira do GLOBOESPORTE.COM conta com Tempos Reais dos jogos da Taça Libertadores, além das emoções dos Estaduais por todo o Brasil. Às 22h (de Brasília), pelo torneio continental, o Corinthians recebe o Millonarios em um Pacaembu vazio, por canta da punição da Conmebol pelo incidente em Oruro (Bolívia), que causou a morte do torcedor Kevin Espada, de 14 anos, no empate por 1 a 1 com o San José. No mesmo horário, o Fluminense tenta se recuperar da derrota por 3 a 0 para o Grêmio e visita o Huachipato. Na quinta, é a vez de Palmeiras e São Paulo encararem compromissos pela segunda rodada.

O dia começa com mais uma transmissão ao vivo do Campeonato Capixaba, às 15h com Rio Branco-ES e Linhares se enfrentando e tentando chegar mais perto da zona de classificação. Atlético-AC e Desportiva Ferroviária entram em campo para decidir uma vaga na Copa do Brasil às 20h. Pelo Pernambucano, Sport, Náutico e Santa Cruz entram em campo pela segunda rodada do segundo turno; o Avaí enfrenta o Guarani de Palhoça pelo Catarinense; o Ferroviário recebe o São Benedito no Cearense; CSA x Comercial-AL pelo Alagoano; Sergipe x América-SE e Itabaiana x Confiança no Sergipano: todos os jogos com Tempo Real.

A Superliga feminina de vôlei, que está nas quartas de final, tem às 18h30m o duelo entre Campinas e Pinheiros. O mata-mata tem sequência na sexta, com Minas x Osasco e Praia Clube x Sesi-SP. E também na sexta, o primeiro evento do Jogo das Estrelas do NBB, com Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas, com os principais craques do basquete masculino. E nas manhãs de quinta e sexta-feiras, confira o que acontece nos treinos de Barcelona pela Fórmula 1.

Confira a programação de quarta a sexta (horários de Brasília):

Header_materia_TEMPO-REAL (Foto: infoesporte)

QUARTA, 27/02

15h Rio Branco-ES x Linhares (Campeonato Capixaba) - TRANSMISSÃO AO VIVO

16h45m Middlesbrough x Chelsea (Copa da Inglaterra)

18h30m Campinas x Pinheiros (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m Guarani de Palhoça x Avaí (Campeonato Catarinense) - com vídeos

20h Atlético-AC x Desportiva Ferroviária (Copa do Brasil)

20h Sport x Serra Talhada (Campeonato Pernambucano)

20h Pesqueira x Náutico (Campeonato Pernambucano)

20h15m Ferroviário x São Benedito (Campeonato Cearense)

20h30m CSA x Comercial-AL (Campeonato Alagoano)

20h15m Sergipe x América-SE (Campeonato Sergipano)

20h15m Itabaiana x Confiança (Campeonato Sergipano)

22h Corinthians x Millonarios (Taça Libertadores)

22h Huachipato x Fluminense (Taça Libertadores)

22h Belo Jardim x Santa Cruz (Campeonato Pernambucano)

QUINTA, 28/02

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

15h15m Corinthians-AL x Murici (Campeonato Alagoano)

17h Sporting Cristal x Tigre (Taça Libertadores)

19h15m Libertad x Palmeiras (Taça Libertadores)

20h15m Sampaio Corrêa x Cordino (Campeonato Maranhense)

21h30m São Paulo x The Strongest (Taça Libertadores)

SEXTA, 01/03

7h Testes em Barcelona (Fórmula 1)

18h30m Minas x Osasco (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos

19h30m XV de Piracicaba x Mirassol (Campeonato Paulista)

19h30m Oeste x União Barbarense (Campeonato Paulista)

21h Jogo das Estrelas do NBB - com vídeos
Desafio de Habilidades, Torneio de 3 Pontos e Torneio de Enterradas (basquete masculino)

21h Praia Clube x Sesi-SP (Superliga feminina de vôlei) - com vídeos



terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Nei: 'Se ficarmos só defendendo, a vantagem muda de lado'

nei vasco coletiva (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Nei não acredita em favoritismo na semifinal com
o Flu (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

Ao menos no discurso, a ordem em São Januário é cautela. Apesar de o Fluminense ter uma partida neste meio de semana pela Libertadores e o Vasco ter a possibilidade de empatar a semifinal, no domingo, e ainda se classificar para decisão, ninguém na Colina acredita em vida fácil.

O lateral-direito Nei acredita que a melhor receita para o clássico é ser ofensivo, sem se deixar levar pela vantagem do empate. O jogador não considera que o possível desgaste dos atletas do Flu será decisivo na partida.

- Nós não podemos pensar nisso. Temos que fazer nossa parte, eles que têm que se preocupar com isso. Nós aqui vamos treinar para enfrentar uma grande equipe. Repito: não existe favoritismo. Se ficarmos só defendendo, a vantagem muda de lado. Temos que esquecer e jogar da mesma forma como no primeiro jogo. Vamos corrigir os erros, arrumar a casa, deixar tudo certo. Só tem que aparecer o que temos de bom.

O volante Wendel reconhece que o Flu estará mais desgastado, mas acredita que a força do elenco do rival irá equilibrar as forças.

- Até concordo com a reclamação, porque é difícil jogar quarta e domingo, imagina quarta e sábado, ainda mais com viagem. No nosso lado vamos tentar nos preparar bem para corrigir os erros, já que não podemos errar. Não vejo vantagem, já que considero o time do Fluminense muito forte. Eles montaram o elenco para ter duas equipes capacitadas.

Vasco e Fluminense se enfrentam no sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão. No domingo, às 16h, Flamengo e Botafogo fazem a outra semifinal.



Vasco x Fluminense: ingressos já à venda pela internet

Os ingressos para o clássico entre Vasco e Fluminense, pela semifinal da Taça Guanabara, sábado, às 18h30m, no Engenhão, estarão à disposição dos torcedores a partir das 18h desta terça-feira, somente pela internet. Nas bilheterias, a venda começa nesta quarta-feira. Os valores variam de R$ 30 a R$ 60. Há meia-entrada para estudantes e gratuidade para idosos, crianças menores de 12 anos e deficientes físicos.

No duelo, a torcida vascaína entrará pelos setores Sul e Leste, enquanto a tricolor fica com os setores Norte e Oeste.

Confira os pontos de venda:

Calabouço (torcida do Vasco)
São Januário – bilheteria 9 (torcida do Vasco) e 11 (torcida do Fluminense)
Laranjeiras (torcida do Fluminense)
Engenhão – bilheteria Leste (torcida do Vasco) e bilheteria
Posto Ale – Rua Góis Monteiro, 195 (ambas as torcidas)
Casa Vila da Feira – Rua Haddock Lobo, 195 (ambas as torcidas)
Carioca FC – Penha Circular e Méier (ambas as torcidas)
Loja Fanático – Araruama (ambas as torcidas)
Futebol DC – Ilha do Governador (ambas as torcidas)
Posto BR – Estrada dos Bandeirantes, 3.300 (ambas as torcidas)
Loja Casa do Atleta – Niterói (ambas as torcidas)

Confira os preços:

Setores Sul e Norte: R$ 30
Setores Leste e Oeste superior: R$ 40
Setores Leste e Oeste inferior: R$ 60

As informações são do site oficial do Vasco.



Batalha final: Romário e Vasco chegam a acordo no tribunal

Romário em Manaus (Foto: Antônio Lima/Semdej)Romário receberá do Vasco 120 parcelas
de R$ 150 mil (Foto: Antônio Lima/Semdej)

A batalha judicial entre Romário e Vasco chegou ao fim nesta terça-feira. Em audiência realizada na 48ª Vara Cível, o clube entrou em acordo com o Baixinho para quitar a dívida cobrada pelo ex-jogador, revelado na Colina. Assim, ficou determinado que o Cruz-Maltino irá pagar 120 parcelas de R$ 150 mil, reajustadas a cada mês de janeiro, começando em 2014. O valor total se aproxima da dívida original de 2004, que era pouco menos de R$ 22 milhões. A audiência foi ministrada pelo juiz Mauro Nicolau Júnior. Antes, o acordo era considerado improvável pelas duas partes.

Com a decisão, a penhora de parte das cotas de patrocínio e dos direitos econômicos dos jogadores Fellipe Bastos, Eder Luis e Dedé será liberada pela Justiça. O volante Nilton, que se transferiu para o Cruzeiro, também estava na mesma situação que os antigos companheiros. O bloqueio dos direitos federativos, por exemplo, foi o que impediu a negociação de Fellipe Bastos com o Internacional.

Entenda o caso

Romário pedia R$ 58 milhões, cálculo feito com base em salários e direitos de imagem não pagos quando ele ainda defendia o clube nos gramados. No entanto, os advogados vascaínos contestavam o montante, alegando que o ex-atacante recebeu do Vasco - ainda sob a administração do então presidente Eurico Miranda - valores não reconhecidos pela atual gestão.



Autógrafos e choro: Pedro Ken e Fillipe Soutto encontram torcida

Depois de Bernardo fazer a festa dos torcedores tijucanos, Pedro Ken e Fillipe Soutto marcaram presença, na manhã desta terça-feira, na loja Gigante da Colina do Norte Shopping. Os dois distribuíram autógrafos e conversaram com os fãs. Entre eles, a menina Luisa, de 16 anos, que não conteve as lágrimas ao conhecer o camisa 8 vascaíno.

Pedro Ken com fã em tarde autógrafos do Vasco (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)Luisa se emocionou ao conhecer o ídolo Pedro Ken (Foto: Marcelo Sadio / Site do Vasco)

- É normal receber este carinho dos fãs, ter este contato e sentir esta energia positiva. Só tenho que agradecer aos torcedores por todo este carinho que é motivo de muita felicidade. Quero poder participar mais vezes de sessões de autógrafos para sempre levar carinho aos vascaínos - disse Pedro Ken ao site oficial do clube.

Fillipe Soutto também comemorou a oportunidade de encontrar os vascaínos e aproveitou para convocá-los para a semifinal da Taça Guanabara, sábado, contra o Fluminense, no Engenhão.

- Tivemos um carinho grande da torcida na sessão de autógrafos do Norte Shopping e contamos com um carinho e contribuição ainda maior na semifinal - afirmou.

Pedro ken fillipe Soutto vasco autógrafos loja (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)Jogadores distribuem autógrafos para pequenos vascaínos (Foto: Marcelo Sadio / Vasco.com.br)

A distribuições de autógrafos continua nesta quinta-feira, desta vez, na loja do Shopping Iguatemi, em Vila Isabel. Ao lado de Guilherme Costa, Pedro Ken e Fellipe Soutto estarão no local por volta de 18h.



Sociólogo afirma que extinção das organizadas não é um bom caminho

Estudioso da violência no futebol brasileiro, o sociólogo Maurício Murad esteve no na tarde desta terça-feira, dia 26, em meio a todo o problema ocorrido em função da morte de um torcedor boliviano de 14 anos, chamado Kevin Espada, durante partida entre Corinthians e San José, em Oruro, na Bolívia, pela Taça Libertadores. O menor H. A. M., de 17 anos, que confessou ter sido o responsável por disparar o sinalizador que matou o adolescente boliviano, é integrante há dois anos da torcida organizada Gaviões da Fiel. Murad pede medidas preventivas e repressivas diante das organizados, mas não a extinção delas.

- A extinção não (seria um bom caminho). Defendo que precisamos de um plano nacional de segurança para o futebol, que implica em três grandes momentos e três conjuntos de medidas interligados - destaca o estudioso, para em seguida detalhar cada um desses conjuntos através de determinadas medidas.

Torcida Corinthians Gaviões da Fiel Mundial Al Ahly (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)Menor de 17 anos, que assumiu crime, é integrante da Gaviões da Fiel (Foto: Daniel Romeu / globoesporte.com)

- (É preciso) medidas de curto prazo e repressivas, como, por exemplo, a prisão, levar o processo até o fim, e que as punições sejam garantidas dentro da legislação. Medidas de médio prazo, de prevenção, como, por exemplo, controle das redes sociais. A prevenção é em torno de sete vezes mais barata, eficaz e mais rápida do que a punição. E medidas de longo prazo, de caráter reeducativo, para mudar esse cultura das organizadas, de machismo, exclusão e intolerância à diferença.

Maurício Murad ainda informa um dado que julga "estarrecedor": o Tribunal de Contas da União, ao avaliar os processos criminais no Brasil, incluindo-se os do futebol, concluiu que 95% deles não são finalizados.

Assista aos vídeos do "Arena SporTV"

Banner SporTV Premiere FC (Foto: SporTV.com)


Maracanã: edital define direitos e deveres, cativas e novos endereços

A definição da empresa que vai gerir o Maracanã por 35 anos sairá no dia 11 de abril, às 10h (de Brasília), em audiência no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio de Janeiro. E a tarefa do novo concessionário não será das mais simples. O vencedor da licitação, que até o momento tem apenas a empresa IMX, de propriedade do empresário Eike Bastista, na disputa, terá que cumprir várias determinações do edital, além de um investimento inicial de R$ 594 milhões (quase R$ 200 milhões a mais do que o previsto na minuta lançada em novembro).

Demolições, reconstruções, proibições... Vários itens se destacam no edital divulgado na última segunda-feira pelo governo do Rio de Janeiro. O primeiro ponto que chama a atenção é que o novo concessionário não poderá negociar o "naming rights" do estádio. Por outro lado, o complexo e as demais instalações, entre elas o ginásio do Maracanãzinho, poderão dar lucros com tal negociação para o novo gestor.

obras estádio maracanã (Foto: Reuters)Lona da cobertura do Maracanã já está sendo colocada no estádio (Foto: Reuters)

Outro dado importante é a exclusão dos clubes da disputa da licitação. Segundo o governo, o gestor não poderá privilegiar nenhuma das agremiações.

- Tendo em vista a vocação do estádio do Maracanã como "Templo Mundial do Futebol" e o fato de constituir patrimônio esportivo e cultural de toda a sociedade brasileira, a Concessionária deverá gerir o Maracanã de forma não discriminatória em relação aos principais clubes do Rio de Janeiro e suas respectivas torcidas, devendo se abster de adotar práticas, sinais distintivos, emblemas ou quaisquer instrumentos de marketing que denotem preferência por um dos referidos clubes ou torcidas em detrimento dos outros - diz o edital.

O documento lista ainda todos os equipamentos do complexo do Maracanã: o estádio, o ginásio do Maracanãzinho, o estádio de atletismo Célio de Barros, o parque aquático Julio Delamare e toda a área delimitada no contrato da parceria publico-privada. Além disso, a concessionária que vencer a disputa terá que construir, operar e manter o museu e o estacionamento.

Estádio de atletismo, parque aquático e escola já têm novo endereço

Vale lembrar que também é de responsabilidade do concessionário a demolição do parque aquático Júlio Delamare e do estádio de atletismo Célio de Barros. Além disso, o vencedor da licitação terá que construir novos equipamentos próximos ao complexo do Maracanã para abrigar as modalidades e dar suporte para a revelação de novos talentos. O governo já definiu que os locais serão erguidos no terreno onde funciona o presídio Evaristo de Moraes, na Praça Professora Alice Brasil.

Além da refazer o parque aquático e o estádio de atletismo, a concessionária também terá que cuidar da demolição e da reconstrução da Escola Municipal Friedenreich, atualmente situada dentro do complexo do Maracanã, e do presídio Evaristo de Moraes. De acordo com o edital de licitação, enquanto o colégio será realocado no mesmo terreno da Escola Municipal Orsina da Fonseca, na Rua São Francisco Xavier, na Tijuca, a penitenciária vai para o complexo de Japeri (veja o mapa abaixo).

MOSAICO complexo maracanã (Foto: Editoria de Arte / Globoesporte.com)

pERFORMANCE DA CONCESSIONÁRIA E QUALIDADE DO SERVIÇO
NOTA VALOR A SER PAGO MENSALMENTE
Acima de 70 Zero
Entre 60 e 69 R$ 100 mil
Entre 50 e 59 R$ 200 mil
Menor do que 50 R$ 300 mil

A concessionária vencedora também será fiscalizada anualmente pelo governo do Rio de Janeiro. De acordo com o contrato, a gestão terá uma nota atribuída a cada 12 meses e, caso não atinja os objetivos, terá que pagar uma multa mensal no ano seguinte ao da avaliação feita pelas autoridades cariocas (ver tabela ao lado). A intenção é que o complexo esteja sempre apto para receber grandes eventos.

Tribuna de honra e cadeiras cativas

cadeiras estádio maracanã (Foto: Agência Reuters)Cadeiras já estão sendo instaladas no Maracanã
para a Copa das Confederações (Foto: Reuters)

De acordo com o edital divulgado na última segunda-feira, a titularidade sobre os 82 assentos que compõe a tribuna de honra do Maracanã permanecerá do Poder Concedente, e a concessionária deverá ceder, a título gratuito, o direito ao uso de 82 vagas de estacionamento na área do complexo para utilização dos mesmos.

No contrato de licitação, o governo também obriga a concessionária a respeitar os contratos em vigor, em especial o direito de utilizadação de até, no máximo, 4.968 cadeiras perpétuas (cativas). No anexo 10 do edital, a Casa Civil informa que o gestor terá que cumprir os contratos da Suderj, entre elas os dos assentos cativos.

Copa 2014 e Olimpíadas 2016

Outra obrigação do concessionário é ceder o estádio sem ônus à Fifa e ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para a realização da Copa do Mundo de 2014 e Olimpíadas de 2016. De acordo com o edital, o Maracanã ficará a disposição das entidades seis meses antes do início das competições. Porém, o novo gestor do complexo não tem como dever se responsabilizar pela organização dos eventos. 
 



Comemoração de Bernardo assusta até o pai: 'Não precisava daquilo'

 O ex-atacante Hélio, pai de Bernardo, do Vasco, ganhou o apelido de "Hélio Doido" quando jogava. Uma de suas marcas registradas era celebrar gols de forma efusiva, mas até ele ficou surpreso com o "surto" de seu filho ao vibrar alucinadamente com seus dois gols no 2 a 1 sobre o Duque de Caxias, no domingo. No primeiro, o camisa 31 até tirou a camisa e a atirou no gramado.

Hélio acredita que a reação, segundo ele exagerada, foi uma consequência do estilo aguerrido de Bernardo dentro de campo.

- Do meu ponto de vista, ele extravasou até demais, não precisava daquilo tudo. Ficou muito nervoso. Mas isso vem dele, da vontade. Conversamos depois do jogo, é bom ver que ele está bem. Todos torcemos muito por ele aqui - disse ao GLOBOESPORTE.COM.

Bernardo, do Vasco, joga bola com o pai Hélio Doido (Foto: Rafaela Gonçalves)Bernardo bate bola com o pai Hélio, ex-atacante do Flu (Foto: Rafaela Gonçalves)

Apesar da surpresa do pai, Bernardo disse que foi justamente ele quem o inspirou. O meia cruz-maltino lembrou que quando era pequeno gostava de ver as imagens de Hélio jogando.

- Conversamos e ele me deu os parabéns. Me lembro de quando eu era criança e ficava em casa assistindo aos jogos dele. Via tudo para saber como era. Digo que quando é um gol decisivo eu gosto de comemorar como ele. É uma alegria imensa para mim fazer o que ele sempre fez durante a carreira dele.

Hélio Maluco pai de Bernardo Vasco (Foto: Reprodução SporTV)Hélio acompanha um treino do Vasco em São
Januário (Foto: Reprodução SporTV)

Hélio atuou a maior parte de sua carreira em times do nordeste, como o Sport e o Vitória, mas teve a oportunidade de jogar pelo Fluminense em 89. Sua principal recordação é ter ajudado o Flu ao marcar um gol e empatar uma partida em que o Botafogo tinha aberto 2 a 0 no placar. O Tricolor, no entanto, ficou no passado. A torcida do ex-atacante agora é pelo Vasco e por Bernardo na semifinal do próximo sábado.

- Clássico é clássico, independentemente de o Fluminense ter um jogo no meio da semana pela Libertadores. Existe equilíbrio. Estou na torcida pelo Bernardo e para o Vasco, claro. Esperamos que ele vá bem nestes clássicos decisivos e consiga ser campeão - analisou.

Se conseguir ser campeão, Bernardo dará mais um passo para conquistar de vez a torcida vascaína. Apesar de lamentar o fato de o filho não ter conseguido de firmar no Santos ao lado de Neymar, Hélio acredita que São Januário é mesmo a casa do camisa 31.

 - Infelizmente ele teve problemas de contusão e não conseguiu jogar mais ao lado do menino (Neymar), seria legal para ele. Mas no Vasco vemos que ele se sente em casa. Em 2011 já tinha ido bem, feito muitos gols. Quando existe essa empatia com a torcida é muito importante.

Vasco e Fluminense se enfrentam neste sábado, às 18h30m (de Brasília), no Engenhão, pela semifinal da Taça Guanabara. A equipe cruz-maltina, que terminou a fase de classificação em primeiro lugar, tem a vantagem do empate.

Bernardo comemora gol do Vasco sobre o Duque de Caxias (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)Bernardo, já sem camisa, na comemoração de seu gol (Foto: Marcelo Sadio/Vasco.com.br)