domingo, 24 de fevereiro de 2013

Para confirmar retomada no turno, Vasco enfrenta o Duque de Caxias

Foi com um desempenho de altos e baixos que o Vasco disputou a primeira fase da Taça Guanabara, primeiro turno do Campeonato Carioca. Porém, para se garantir na semifinal e estar com o moral alto quando enfrentar seus maiores rivais no mata-mata, o grupo se mostra consciente de que precisa encerrar a etapa de classificação da melhor maneira possível. Por isso, promete o máximo de empenho no duelo contra o Duque de Caxias, neste domingo, às 16h (de Brasília), no estádio Moacyrzão, em Macaé.

O Vasco chega para o duelo em segundo lugar do Grupo A, mas ainda sem a classificação assegurada para a semifinal. Para isso, basta um empate, desde que o Madureira não vença o Fluminense e tire uma diferença de seis gols de saldo. Apesar do remoto risco, o time comandado por Gaúcho, que soma 13 pontos, pode até encerrar a fase como líder de sua chave. Precisa ganhar sua partida e contar com um tropeço do Botafogo (que tem 14 pontos) diante do Boavista. Já o Duque de Caxias é o lanterna do Grupo B e precisa somar pontos para brigar contra o rebaixamento. Por enquanto, tem apenas cinco.

Depois de um início positivo, conquistando três vitórias nos três primeiros jogos, o Vasco passou três rodadas em jejum (duas derrotas e um empate). Até que reencontrou o bom futebol no último domingo, quando levou a melhor sobre o Audax. Apesar na mudança forçada na escalação - o centroavante Leonardo, machucado, dá lugar a Bernardo -, o técnico Gaúcho confia na repetição do desempenho e, portanto, na classificação.

O Duque de Caxias chega à última rodada da Taça Gunabara após duas trocas no comando técnico. Júnior Lopes, que havia substituído Josué Teixeira, pediu demissão na sexta-feira. O auxiliar fixo Mário Júnior será o treinador diante do Vasco.

André Rodrigo Rocha apita a partida, auxiliado por Diogo Carvalho Silva e André Roberto Smith Silveira. A Rede Globo transmite o jogo para os estados de Rio de Janeiro, Espírito Santo, Tocantins, Sergipe, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão, Pará, Alagoas, Rondônia, Acre, Roraima e Amapá, além do Distrito Federal. O Premiere exibe o jogo ao vivo para todo o Brasil, pelo sistema pay-per-view. O GLOBOESPORTE.COM acompanha todos os lances em Tempo Real, com vídeos exclusivos.


header as escalações 2

Duque de Caxias: Mário Júnior escalou o time com Fernando, Silva, Iago, Sérgio Raphael e Antônio Carlos; Renan, André Gomes e Digão; Jeffinho, Charles Chad e Leandro Cruz.

Vasco: assim como nas três primeiras rodadas, o Vasco vai jogar sem uma referência no ataque. Sem Tenorio e Leonardo, machucados, Bernardo terá uma nova oportunidade ao lado de Carlos Alberto e Eder Luis. O restante da equipe é o mesmo que venceu o Audax na última rodada. O time vai a campo com: Alessandro, Nei, Dedé, Renato Silva e Dieyson; Abuda, Wendel, Pedro Ken e Carlos Alberto; Bernardo e Eder Luis.
 

quem esta fora (Foto: arte esporte)

Duque de Caxias: João Carlos, atacante, ainda está machucado. Rodrigues, Rodrigo Dinamite e Sampson vão atuar apenas na Taça Rio.

Vasco: Tenorio e Leonardo são os únicos jogadores no departamento médico. O primeiro tem um edema na panturrilha esquerda, e o segundo sente dores por causa de uma tendinite no calcanhar de Aquiles do pé esquerdo. O volante Sandro Silva, o lateral-esquerdo Yotún e o atacante Robinho só terão condição de jogo na Taça Rio.
 

header fique de olho 2

Duque de Caxias: a referência do time é o atacante Charles Chad, que marcou quatro dos cinco gols do time na competição.

Vasco: após duas rodadas no banco de reservas, Bernardo terá uma nova chance de ser titular. O meia pode ser beneficiado pela formação do Vasco sem um centroavante. Foi assim, nas três primeiras partidas do Carioca, que ele teve seu melhor rendimento.

header o que eles disseram

Pedro Ken, meia do Vasco: Independentemente do adversário, vamos a campo sempre para fazer o melhor. É importante vencer, garantir a classificação e chegar à semifinal com confiança.

Gaúcho, técnico do Vasco: "Qualquer equipe de menor expressão que joga contra o Vasco dá em campo o que tem e o que não tem. Com certeza vamos pegar um time que vai tentar fazer um grande jogo de todas as formas. Precisamos primeiro passar por esse obstáculo e depois pensar em coisas futuras".

header números e curiosidades

* Quem tem vantagem? Confira o histórico do confronto na Futpédia.

* O confronto entre Duque de Caxias e Vasco pelo Carioca é marcado pelo alto número de gols marcados. Em cinco jogos pelo estadual, foram 23 gols, média de 4,6 por partida. Destaque para as vitórias do Vasco por 4 a 3 em 2010 e 4 a 2 em 2011.

* Além de cinco confrontos pelo Campeonato Carioca, Duque de Caxias e Vasco se enfrentaram duas vezes pela Série B do Brasileiro de 2009 (0 a 0 em São Januário, e Vasco 1 a 0 no Maracanã) e em um amistoso em janeiro de 2006, em que o Vasco goleou por 6 a 0.

* Esta é a sexta vez que o Vasco disputa uma partida no Moacyrzão. Nos primeiros cinco jogos no estádio, todos pelo Carioca, acumulou três vitórias (2 a 0 no Americano; 3 a 1 no Duque de Caxias; e 4 a 1 no Macaé, todas em 2012), um empate (2 a 2 com o Olaria em 2011) e uma derrota (3 a 1 para o Macaé em 2011).
 

header último confronto v2

O Vasco levou a melhor no dia 29 de janeiro de 2012, vencendo por 3 a 1, pela fase de grupos da Taça Guanabara. Os gols foram marcados por Gilcimar, para o Duque de Caxias, e Alecsandro, Juninho Pernambucano e Diego Souza, pelo Vasco. O time cruz-maltino atuou com Fernando Prass, Fágner, Dedé, Rodolfo e Thiago Feltri; Nilton, Fellipe Bastos, Allan (Bernardo) e Juninho (Eduardo Costa); Diego Souza (Wiliam Barbio) e Alecsandro.