sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Derrota expõe fragilidade de defesa, mas Vasco se vê no caminho certo

Os 13 gols marcados em quatro partidas mostraram eficiência no ataque. Mas os oito gols sofridos – sendo que quatro deles no clássico contra o Flamengo (veja os gols do clássico no vídeo ao lado) – também expuseram a fragilidade da defesa e, dessa forma, a falta de equilíbrio entre os dois setores do Vasco neste início de temporada. Embora tenha deixado claro que não se trata de uma situação alarmante, o técnico Gaúcho admitiu que serão necessários ajustes para colocar a equipe em melhores condições.

Da formação que iniciou o clássico contra o Flamengo – e que começou as duas partidas anteriores – apenas Dedé era titular ou iniciou o ano em sua posição de origem. O goleiro Alessandro ganhou a posição em 2013, após a saída de Fernando Prass; Abuda e Wendel estão improvisados como laterais e o recém-contratado André Ribeiro recebeu a chance por conta da saída de Douglas, negociado com um clube da Ucrânia.

- Acabamos de perder o Douglas, que vinha fazendo boa dupla com o Dedé. O André é jovem, e o Luan ainda está em formação. Além disso, o Renato Silva se recupera de  lesão. É preciso tranquilidade para administrar tudo isso com segurança. O Vasco está no caminho certo, passando por um momento de transição, e problemas vão surgir. Mas é importante transmitir confiança a todos - disse o treinador.

Dedé e Rafinha Vasco x Flamengo (Foto: Rudy Trindade / VIPCOMM)Dedé encontrou dificuldades para marcar o jovem Rafinha (Foto: Rudy Trindade / VIPCOMM)

Gaúcho também disse não pensar em mudar as características da equipe, escalando, por exemplo, um jogador com qualidades mais defensivas no meio-campo. Atualmente, os jogadores mais recuados do setor são Fillipe Soutto e Pedro Ken, que não são considerados propriamente “cães de guarda”.

- O futebol está evoluindo para algo diferente disso. Hoje, os melhores times do mundo não têm mais aquele volantão, aquele jogador que fica apenas na proteção. É sempre alguém que sai mais para o jogo. Temos que montar uma equipe compacta em todos os sentidos para termos grande volume de jogo.

O Vasco chegou a apresentar Sandro Silva, que seria o principal nome defensivo do meio-campo. No entanto, a transferência do volante ainda não foi autorizada pelo Málaga, da Espanha, que negocia o empréstimo. A diretoria cruz-maltino planeja a chegada de mais dois reforços, sendo que um dele é zagueiro.