Alvinegro consegue vencer a retranca dos rivais, que tinham a vantagem do empate, e com gol de Lucas está garantido na grande final do Campeonato Carioca.
Após um jogo muito truncado, com o Vasco totalmente fechado na defesa tentando aproveitar a vantagem do empate, o Botafogo teve paciência e acabou marcando numa falha de marcação do time cruzmaltino. Com o resultado, o time de General Severiano agora aguarda o vencedor da Taça Rio para ver quem será seu adversário na final do Carioca 2013.Retranca cruzmaltina se segura e Carlos Alberto perde gol incrível
Apegado à vantagem obtida após a vitória contra o Fluminense, na semifinal, o Vasco entrou em campo e somente no início da partida jogou futebol. Antes do meio da primeira etapa, o embate virou um duelo entre ataque (do Botafogo) e defesa (do Vasco). Apesar disso, os cruzmaltinos conseguiram se segurar e impedir chances mais claras do Botafogo, que chegou com chutes de fora da área sem maior perigo. A posse de bola chegou a ser 60 a 40% para o alvinegro, que esteve mais perto de marcar nas finalizções de Lucas (três), Seedorf e Fellype Gabriel.
Acredite se quiser: a única finalização do Vasco na primeira etapa foi de dentro da pequena área, com Carlos Alberto, e ele poderia ter decidido a final da Taça Guanabara. Após passe de Éder Luis, o camisa 10 da Colina conseguiu mandar pra fora na segunda trave, com o goleiro Jefferson batido no lance, e desperdiçou um gol feito no Engenhão.
Lucas marca já no fim, Botafogo não sucumbe em mini-pressão e é campeão
Sem necessidade de atuar com um volante de marcação, Oswaldo de Oliveira sacou Marcelo Mattos e lançou Vitinho logo no intervalo. Mas a substituição não mudou muito, já que o jovem atacante de General Severiano não tinha espaço pra jogar, e por isso encontrou dificuldades em penetrar na defesa.
Explorar o contra-ataque era uma tática óbvia para os comandados do técnico Gaúcho, mas com Éder Luís e Bernardo (principalmente) muito mal ofensivamente, quase nenhuma jogada foi criada. O meia ainda discutiu com Carlos Alberto e os dois tiveram de ser separados por Nei, após jogada de contra-ataque acabou morrendo nos pés do camisa 10. Logo depois, o ex-Fluminense mandou de voleio para boa defesa de Jefferson.
E quando o Botafogo parecia não ter mais forças para conseguir ultrpassar o forte esquema defensivo do Vasco, saiu o gol de Lucas. A jogada começou com um calcanhar de Seedorf para Julio César, que cruzou na área. Bolívar, completamente sem marcação, dominou e rolou mais atrás, para Lucas finalizar no canto e dar o título da Taça Guanabara ao Botafogo. Também para Seedoorf, que conquistou sua primeira taça com a camisa alvinegra, além de decretar o quarto vice-campeonato consecutivo da equipe do presidente Roberto Dinamite, que também não vence o Campeonato Carioca há dez anos.