sexta-feira, 8 de março de 2013

Papa-títulos do elenco, Wendel espera iniciar sequência de taças pelo Vasco

wendel vasco coletiva (Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)Wendel vive expectativa de mais um título
(Foto: Alexandre Cassiano / O Globo)

O elenco do Vasco formado em 2013 conta com muitos jogadores jovens e, portanto, com poucas conquistas na carreira. Mas se depender do histórico de Wendel, a equipe tem tudo para levar a melhor na final da Taça Guanabara, contra o Botafogo. Perto de completar 31 anos, o volante acumula 15 títulos em apenas quatro clubes diferentes. Portanto, a final deste domingo pode ser o início de uma nova trajetória vitoriosa, agora com a camisa cruz-maltina.

A lista de títulos de Wendel começou em 2000, com a Copa do Brasil defendendo o Cruzeiro. As últimas foram em 2009, quando venceu a Copa da Liga Francesa e a Supercopa da França, ambas com a camisa do Bordeaux.

- Felizmente, sempre estou no lugar certo na hora certa. Tenho sido feliz desde 2000, no Cruzeiro, mas a a sensação antes de uma final é sempre a mesma: frio na barriga e antes de entrar em campo aquela preocupação de fazer o melhor. É praticamente um titulo por ano, e espero que oVasco conquiste a Taça Guanabara para minha carreira seguir cada vez mais vitoriosa - disse.

Treinado por Vanderlei Luxemburgo no Cruzeiro na conquista da Tríplice Coroa, em 2003 (Campeonato Mineiro, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro), Wendel afirma que um ensinamento do treinador desde então:

- O Luxemburgo sempre usou uma frase que eu carrego comigo: o jogador tem que ganhar título e lutar por isso. Uma carreira não se faz só por passar por grandes clubes. Espero que esses jogadores mais jovens tenham a oportunidade de conquistar a Taça Guanabara, pois será muito importante para todo o grupo.

O carinho de Wendel em relação aos treinadores que participaram de sua formação também se estende a Ricardo Gomes. Hoje diretor técnico do Vasco, ele foi técnico do volante no Bordeaux e dirigiu o time cruz-maltino em seu último título, a Copa do Brasil de 2011, ano em que sofreu um AVC que o obrigou a se afastar dos campos.

- Queremos dar esse titulo para o Ricardo. Um cara que chegou aqui e fez um bem enorme ao nosso grupo. Ele tem sempre a palavra certa na hora certa - destacou Wendel.

Confira os títulos de Wendel:

Cruzeiro
Campeonato Brasileiro: 2003
Copa do Brasil: 2000 e 2003
Copa Sul-Minas: 2001 e 2002
Campeonato Mineiro: 2003 e 2004
Super Campeonato Mineiro: 2002

Santos
Campeonato Paulista: 2006

Bordeaux
Copa da Liga Francesa: 2006/07 e 2008/09
Campeonato Francês: 2008/09
Supercopa da França: 2008 e 2009

Al Shabab
Campeão Saudita: 2012